Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99WG23
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dc.contributor.advisor1Arthur Melo e Kummerpt_BR
dc.contributor.referee1Luciana Mendonça Alvespt_BR
dc.contributor.referee2Estefania Harsanyipt_BR
dc.creatorJuliana Flores Mendonca Alvespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T05:46:25Z-
dc.date.available2019-08-13T05:46:25Z-
dc.date.issued2012-07-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-99WG23-
dc.description.abstractThe difficulty in learning can involve both intrinsic and extrinsic causes. Thats why when there is a child with poor school performance, it is important to investigate if this problem is related to learning difficulties or to learning disorder. The diagnosis of learning disorder requires a multidisciplinary team composed by experienced professionals in education area. The Learning Disorders Laboratory (LETRA) at Hospital das Clinicas, in Universidade Federal de Minas Gerais, is the place where children and adolescents with poor school performance are evaluated. The aim of this work to bring round the data from LETRA. This data was obtained from chart records and test results in 78 children and adolescents who were evaluated in 2010 and 2011. It was found 19 (24.2%) children and adolescents with learning disorder. Seven (8.9%) out of these 19 children and adolescents showed only learning disorderand 12 of them (15.3%) had more than one type of disorder. The mostcommon comorbidities were attention deficit hyperactivity disorder (57.9%), developmental coordination disorder (21%), oppositional defiant disorder (10.5%) and bipolar disorder (5.3%). There was a higher prevalence of learning disorder in males (68.4%) than in females (31.5%) (P>0,05). Mean age was 10 years and 4 months and standard deviation of 2 year and a half. Children at these age showed a higher prevalence in learning disorder, 9 of them (47.4%). Besides learning disorder, other diagnosis were found, mainly attention deficit hyperactivity disorder (42.3%), mental retardation (14.1%), developmental coordination disorder (5.1%), oppositional defiant disorder (2.6%) and bipolar disorder (1.3%). Of the 18 patients with learning disorder (94.7%) had lowvisuomotor integration and 11 (57.9%) had difficulty in motor coordination. Poor school performance is a symptom which is each day more present in our children. An updated view of this theme makes it easier to recognizes the actual clinical problem, allowing correct diagnosis and intervention. The multidisciplinary team is essential at the evaluation on these children.pt_BR
dc.description.resumoA dificuldade em aprender pode envolver tanto causas intrínsecasquanto extrínsecas, por isso, diante de uma criança com mau desempenho escolar é importante investigar se esse está relacionado com a dificuldade de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem. Diagnosticar esse transtorno requer uma equipe multidisciplinar composta por profissionais experiente na área de educação. O laboratório de estudos dos transtornos de aprendizagem (LETRA) é um ambulatório do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais que avalia crianças e adolescentes encaminhadas ao ambulatório com queixas de mau desempenho escolar. Esse trabalho tem como objetivo levantar a casuística do LETRA. Os dados foram obtidos a partir dos registros de anamnese e resultados de testes de 78 crianças e adolescentes avaliadas no ano de 2010 e 2011. Foram encontrados 19 (24,2%) crianças e adolescentes com transtornos de aprendizagem, dessas, 7 (8,9%) apresentam apenas transtorno de aprendizagem e 12 (15,3%) apresentam mais algum tipo de transtorno. Houve uma maior prevalência do transtorno de aprendizagem no sexo masculino (68,4%) em relação ao sexo feminino (31,5%) (P>0,05). A idade média encontrada foi de 10 anos e 4 meses e com desvio padrão de 2 ano e 6 meio. Além dos transtornos de aprendizagem foram encontrados outros diagnósticos, dentre eles o de maior prevalência com 33 (42,3%) foi o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, em seguida 11 (14,1%) pacientes com retardo mental, 4 (5,1%) com transtorno do desenvolvimento da coordenação, 2 (2,6%) com transtorno opositor desafiador e 1 (1,3%) com transtorno bipolar. Dos pacientes que apresentam transtorno de aprendizagem, 18 (94,7%) tiveram baixa integração visuomotora e 11 (57,9%) apresentaram dificuldades na coordenação motora. O mau desempenho escolar é um sintoma cada vez mais presente em crianças brasileiras. Uma visão atualizada do tema facilita diferenciar a verdadeira causa e auxilia no raciocínio clínico, diagnóstico e intervenção correta. A equipe multidisciplinar é essencial na avaliação dessas crianças.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstornos de aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectDislexiapt_BR
dc.subjectMotorpt_BR
dc.subjectComorbidadept_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subject.otherDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.subject.otherDislexiapt_BR
dc.subject.otherNeurociênciaspt_BR
dc.titleCasuística do Laboratório de Estudos dos Transtornos de Aprendizagem(LETRA) do Hospital das Clínicas da UFMGpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Neurociências e suas Fronteiras

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