Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJGNQ
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ronaldo Marchezinipt_BR
dc.creatorOtoniel Fernandez Vidalpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T00:08:25Z-
dc.date.available2019-08-13T00:08:25Z-
dc.date.issued2012-12-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJGNQ-
dc.description.abstractThis study was based on the methodology of teaching science through research, the method of intervention action research supported the Vygotskys theory of social interaction, with emphasis on the relationship between spontaneous and scientific concepts, as well as the development of the Proximal Development Zone (ZDP). The investigative activities were performed in three groups of second year of high school, in the morning hours, in a public state school of Minas Gerais, Belo Horizonte. There was, throughout the survey process, a visible increase the student motivation and interest as well as a significant increase in uptake of the key concepts concerning the classical and alternative battery (built with the potatoes and lemom). Activities investigative practices shared by intervening teacher with students in discussions, library research and the internet, an investigative experiment in class, exams and content on batteries formed the intervention; research activities were linked to students' daily lives, such as use electronic devices (calculators, computers, digital watches, portable radios, etc.).pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho baseou-se na metodologia de ensino de ciências por investigação, com o método de intervenção da pesquisa ação apoiada na teoria sócio-interacionista de Vigotsky, com ênfase na relação entre os conceitos espontâneos e os científicos, assim como no desenvolvimento da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDPr). As atividades investigativas foram efetuadas em três turmas de segundo ano de Ensino Médio, no horário da manhã, numa escola da rede pública do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Verificou-se, ao longo de todo o processo da pesquisa, um aumento visível da motivação e interesse dos alunos assim como um incremento significativo na assimilação dos principais conceitos relativos às pilhas clássicas e das alternativas (as construídas com batata e limão). Atividades práticas investigativas compartilhadas pelo professor interventor com os alunos em debates, pesquisas bibliográficas e pela internet, um experimento investigativo em sala de aula, e exames de conteúdo sobre pilhas constituíram a intervenção; as atividades de pesquisa estiveram vinculadas ao cotidiano dos alunos, como uso de aparelhos eletrônicos (calculadoras, computadores, relógios digitais, rádios portáteis, etc.).pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnergias química e elétricapt_BR
dc.subjectOxi-reduçãopt_BR
dc.subjectPilhapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectSócio-interacionismopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherQuimica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnergia  Fontes alternativaspt_BR
dc.titlePilhas feitas com batatas ou limões: uma proposta de atividade prática de ensino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_otoniel_fern_ndez_vidal.pdf620.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.