Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJJ2
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maria de Fátima Marcelospt_BR
dc.creatorFabiano Gontijo Maiapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T21:22:27Z-
dc.date.available2019-08-09T21:22:27Z-
dc.date.issued2012-12-15pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJJJ2-
dc.description.abstractThis CBT examines the use of analogies from electrical current found in physics textbooks recommended by PNLEM 2012/2014. Carried out a literature review in ten books containing the topic electric current and / or electrical circuit. We analyzed indexes, text, photographs, illustrations and exercises. The analysis, performed readings and reflections intend to leverage the rational and systematic aiming these analogies help the teacher in knowledge and use of this teaching tool. The results indicate textual and pictorial analogies, but without an approach compatible with the teaching methodologies specific to the use of analogies. So, are opening up new possibilities of research, especially in regard to test these analogies in the classroom with appropriate methodology.pt_BR
dc.description.resumoEste TCC analisa a utilização de analogias da corrente elétrica encontradas nos livros didáticos de Física recomendados pelo PNLEM 2012/2014. Realizou-se um levantamento bibliográfico em dez livros que continham o tópico corrente elétrica e/ou circuito elétrico. Foram analisados índices remissivos, textos, fotografias, figuras e exercícios. As análises, leituras e reflexões realizadas pretendem potencializar o uso racional e sistemático dessas analogias objetivando auxiliar o professor no conhecimento e uso desta ferramenta de ensino. Os resultados apontam analogias textuais e pictóricas, porém sem uma abordagem metodológica compatível com as metodologias de ensino específicas para o uso de analogias. Assim, são abertas novas possibilidades de pesquisas, especialmente no que tange ao teste dessas analogias em sala de aula com metodologia apropriada.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorrente elétricapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectCircuito elétricopt_BR
dc.subjectAnalogiaspt_BR
dc.subject.otherLivros didáticospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherFisica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCircuitos eletricospt_BR
dc.subject.otherCorrentes eletricaspt_BR
dc.titleAnalogias da corrente elétrica em livros didáticos de física para o ensino médiopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_fabiano_gontijo_maia.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.