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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B7JKF
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Francisco Vidal Barbosa | pt_BR |
dc.creator | Salomao Henrique de Andrade Brasil e Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T05:47:15Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T05:47:15Z | - |
dc.date.issued | 2009-07-20 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9B7JKF | - |
dc.description.resumo | Este trabalho é motivado pela percepção da ausência de iniciativas dainiciativa pública, da iniciativa privada, e também da sociedade civil, no que tange à economia de energia elétrica e utilização do potencial de energia solar, abundante em nosso país. O objetivo geral é discutir a viabilidade da instalação de painéis fotovoltaicos em escolas públicas de Belo Horizonte, a conseqüente diminuição de consumo de energia elétrica fornecida pela rede convencional e a proporcional redução dos custos nas contas de energia, além da possibilidade de geração de oportunidades de negócios tanto na implementação do sistema quanto na manutenção e conservação. A grande maioria das instituições de ensino públicas do Brasil, através de subsídios dos governos nos âmbitos federal, estadual e municipal, poderiam instalar e utilizar os painéis fotovoltaicos em suas instalações. Todas as escolas tem espaço físico suficiente para a utilização dos painéis, e a insolação é disponível, praticamente o ano inteiro, em todas as regiões do país. Assim, a capacidade de geração de energia elétrica, através de umafonte limpa, renovável e abundante torna-se um fato de relevância, queprecisa ser considerado, na medida em que haverá diminuição significativa das despesas com energia elétrica em médio prazo. A utilização dos sistemas solares em instalações públicas, em especial em escolas, ainda não é uma realidade. Entretanto, é uma forma potencial de economia de energia, e conseqüentemente, diminuição dos gastos públicos com energia elétrica. Este trabalho preocupa-se unicamente com a viabilização da utilização em escolas, mas a mesma idéia pode ser aplicada a prédios administrativos, hospitais, presídios, postos de saúde, dentre outras edificações públicas. Pretende-se com este trabalho fazer uma abordagem dos aspectos tecnológicos, econômicos e sociais, de forma a consolidar a visão desta possibilidade como uma realidade a ser viabilizada. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Energia solar | pt_BR |
dc.subject | Oportunidades de negócios | pt_BR |
dc.subject | Geração de energia alternativa | pt_BR |
dc.subject | Iniciativas privada | pt_BR |
dc.subject | Energia elétrica | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.other | Administração | pt_BR |
dc.title | Utilização da energia solar como forma de diminuição do consumo de energia elétrica nas escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Estratégica |
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