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dc.contributor.advisor1Maria Terezinha Garigliopt_BR
dc.contributor.referee1Maria Teresa Marques Amaralpt_BR
dc.creatorTalita de Sousa Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T15:08:06Z-
dc.date.available2019-08-09T15:08:06Z-
dc.date.issued2010-08-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CKJ6T-
dc.description.abstractReceptiveness is a part of work process in health that brings a new meaning in the relationship between user worker, what is considerate in its subjectivity. It represents an important instrument for humanization of the attention health. The objective of this study is identify the conceptions that the nursing team of Health Center Granja de Freitas, regional East at the city of Belo Horizonte, Minas Gerais has of receptiveness, identify facilities and difficulties in its practice and discover if it happened specific training for its implementation. It is a research of qualitative approach. The data were collected through a semi-structured interview in November of 2009. The results point the receptiveness as one moment of hearing, of accomplishing a qualified attention to the user, to humanize the attendance. None of the participants received some type of specific training to accomplish the receptiveness. The increase of the bond appeared as facility and as difficulty one they were mentioned: number of available vacancies in the medical calendar, disputes bulky, doctors default in the Health Center. In spite of the presented limitations, the receptiveness seeks the humanization of the attendance, the bond creation and it is necessary a restructuring of medical calendars, training for the receptiveness and increase of the number of professionals.pt_BR
dc.description.resumoO Acolhimento constitui-se numa etapa do processo de trabalho em saúde que traz um novo significado na relação profissional-usuário, o qual é considerado em sua subjetividade. Representa um importante instrumento para a humanização da atenção à saúde. O objetivo deste estudo é identificar as concepções que a equipe de enfermagem do Programa de Saúde da Família do Centro de Saúde Granja de Freitas, regional Leste do município de Belo Horizonte Minas Gerais tem de acolhimento, identificar facilidades e dificuldades em sua prática e descobrir se ocorreu capacitação específica para sua implementação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada em novembro de 2009. Os resultados apontam o acolhimento como um momento de ouvir, de realizar uma escuta qualificada ao usuário, humanizar a assistência. Nenhuma das participantes recebeu algum tipo de capacitação específica para realizar o acolhimento. O aumento do vínculo apareceu como facilitador e como dificultadores foram citados: número de vagas disponíveis na agenda médica, demanda volumosa, falta de médico no Centro de Saúde. Conclui-se, que apesar das limitações apresentadas, o acolhimento é vivenciado visando a humanização da assistência, a criação de vínculo; há necessidade de uma reestruturação de agendas médicas, capacitação para o acolhimento e aumento do número de profissionais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma de Saúde da Famíliapt_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subject.otherEstratégia saúde da famíliapt_BR
dc.titleO acolhimento no centro de saúde Granja de Freitas: uma percepção da equipe de enfermagempt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família - EAD

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