Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CYGS4
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dc.contributor.advisor1Alexandre Sampaio Mourapt_BR
dc.creatorRicardo Jardim Neivapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T04:21:56Z-
dc.date.available2019-08-13T04:21:56Z-
dc.date.issued2011-05-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9CYGS4-
dc.description.abstractBrazil is today one of the countries with highest prevalence rate of leprosy in the world. For this reason, this subject is considered not less prominent in discussions of the efficiency of brazilian public health. For decades, it became clear that the diagnosis of this disease, when not made timely and accurately, causes large morbidity among those affected. This study aims to conduct a narrative review on the challenges of diagnosing leprosy in primary health care, comparing it with the experience from the PSF Canoeiro, Araçuaí, Minas Gerais. The results showed that there are peculiarities in relation to professional preparation for the diagnosis of cases at the primary care unit, highlighting the need for an educational program focused on the professionals issues, and health education activities aimed at the population in general, to detect new cases. As a way to ease the problem, we proposed a continued educational program with analysis of clinical cases aimed to prepare the teams for early diagnosis of leprosy, and also to educational activities in health units, in order to attend users of the towns primary health attention.pt_BR
dc.description.resumoO Brasil é hoje um dos países com maior índice de prevalência de hanseníase no mundo. Por este motivo, situa-se de maneira não menos relevante nas discussões acerca da sua eficiência na saúde pública. Durante décadas, percebeu-se que o diagnóstico desta doença, quando não realizado em tempo hábil e da maneira correta, acarreta inúmeros prejuízos aos que são acometidos por ela. O presente estudo tem como finalidade realizar uma revisão narrativa sobre o diagnóstico da hanseníase na atenção primária à saúde, comparando-o com a realidade vivenciada no PSF Canoeiro, na cidade de Araçuaí- MG. Os resultados demonstraram que existem particularidades em relação ao preparo dos profissionais para realização do diagnóstico dos casos na própria unidade, evidenciando a necessidade de existência de um programa de educação permanente voltado para o tema direcionado aos profissionais, e ações de educação em saúde direcionadas à população em geral, para detecção de casos novos. Como forma de sanar o problema, foi proposto um programa de educação permanente com análise de casos clínicos, de forma a preparar as equipes para o diagnóstico precoce da hanseníase, alem de ações educativas nas unidades de saúde, voltadas aos usuários da atenção básica municipal.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectHanseníasept_BR
dc.subjectAtenção primáriapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherEstratégia Saúde da Familíapt_BR
dc.titleHanseníase: desafios ao diagnóstico nas unidades básicas de saúdept_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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