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dc.contributor.advisor1Walter Ernesto Ude Marquespt_BR
dc.contributor.referee1Aurino José Goispt_BR
dc.contributor.referee2Jose Alfredo Oliveira Debortolipt_BR
dc.creatorClayton Márcio Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T22:11:27Z-
dc.date.available2019-08-13T22:11:27Z-
dc.date.issued2012-07-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9J6K2E-
dc.description.abstractThe aim of this study is to illustrate all clown art theatrical characteristics that can help individuals to overcome their passive attitudes when facing social inequalities generated by capitalism. For this, we elected the Trampulim Groups artistic and organizational actions in front of the artistic market as the object of our study. Before analyzing the Groups actions, we made a historical review concerning social, economical and cultural aspects that shape the contemporary clown. This review approached the contemporary, modern, and medieval periods of this comic. In each historical moment, we tried to approach all cultural tensions that led to the clowns emergence. In doing so, laughter, popular culture and social and economical aspects helped to configure the esthetic looks around those humoristic types. This way, we created a base for discussion of the clowns essential characteristics, connected to his grotesque body and laughter, in face of Trampulim Group artistic work. In order to obtain an esthetic conception about Trampulim, we created approximation and experimentation strategies as well as ways of insertion in the group. For this, we used an anthropological approach, allied to the interviews of the actors. Before our field observations, as well as the interviews with the actors, we obtained an outlook of their actions concerning the Groups financial survival and its artistic practices. In those aspects, we observed that all strategies used by the Group before capitalism hostilities against art allow the Groups existence. Those actors develop a kind of art that can, minimally, fit the original and subversive clown art characteristics; however, in some presentations, their artistic freedom and creation processes suffer interferences due to market necessities. Despite of these Capital interferences, the Trampulim Group also can develop interaction process with the spectators in the sense of overcome the passivity imposed by the capitalist system.pt_BR
dc.description.resumoO intuito deste estudo é ilustrar as características da arte teatral do palhaço que possam contribuir para superação de posturas passivas, por parte dos indivíduos, frente às desigualdades sociais geradas pelo capitalismo. Para isto, elegeu-se estudar as ações artísticas e organizacionais do Grupo Trampulim frente às relações com o mercado artístico. Antes de analisar as ações do Grupo, foi realizada uma revisão histórica a respeito dos aspectos sociais, econômicos e culturais que configuraram o palhaço contemporâneo. Nesta revisão, foram abordados os períodos, medieval, moderno e contemporâneo da história deste tipo cômico. Em cada momento histórico tentou-se abordar as tensões culturais que provocaram o surgimento do palhaço. Neste sentido, o riso, a cultura popular e os aspectos sociais e econômicos ajudaram a configurar os olhares estéticos acerca destes tipos humorísticos. Desta forma, criou-se uma base para discussão das características essenciais do palhaço, ligadas ao corpo grotesco e ao riso, frente ao trabalho artístico promovido pelos integrantes do Grupo Trampulim. Para se ter uma concepção estética acerca do Trampulim, criaram-se estratégias de aproximação e experimentação da arte do palhaço bem como formas de inserção no Grupo. Neste intuito, utilizou-se uma abordagem antropológica, aliada às entrevistas com seus atores. Diante da observação de campo, bem como das entrevistas realizadas com os atores, teve-se um panorama das ações realizadas concernentes à sobrevivência financeira do Grupo e suas práticas artísticas. Nesses aspectos, observou-se que as estratégias utilizadas pelo Grupo diante da hostilidade do capitalismo frente à arte, possibilitaram a existência do Grupo. A arte que estes atores desenvolvem consegue, minimamente, se enquadrar nas características originárias e subversivas da arte do palhaço, no entanto, seus processos de criação e sua liberdade artística sofrem, em determinadas apresentações, interferências devido as necessidades do mercado. Apesar destas interferências do Capital, o Grupo Trampulim também consegue desenvolver processos de interação com os espectadores no sentido de superar a passividade imposta pelo sistema capitalista.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectPalhaçopt_BR
dc.subjectCircopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subject.otherEsteticapt_BR
dc.subject.otherPalhaçospt_BR
dc.subject.otherCircopt_BR
dc.subject.otherArtept_BR
dc.titleO jogo do palhaço: a estética do Grupo Trampulimpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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