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dc.contributor.advisor1Solange Cervinho Bicalho Godoypt_BR
dc.contributor.referee1Walter Batista Cicarinipt_BR
dc.creatorCrislaine Luiza Araujopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T07:40:19Z-
dc.date.available2019-08-14T07:40:19Z-
dc.date.issued2014-02-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L5QJ3-
dc.description.abstractThis study aims to perform an integrative review of educational activities that can be performed by the CAPS staff with families in the care of patients with mental disorders by modification in family relationships arising from the transformation of health care provided to these patients with creation of substitutive models. An integrative review was conducted in the databases LILACS and SCIELO, using as descriptors, madness, institutionalization, psychiatric reform, psychosocial care center. From the analysis of the selected articles appeared the following categories:a discussion of madness; psychiatric reform and anti-asylum, thedeinstitutionalization movement in mental health, mental health new devices and deployment of the CAPS and; educational activities for family members of CAPS made by the team, to be analyzed by the literature. It can be concluded that the family becomes part of the patient's treatment in CAPS. The family to be accepted by the service staff, get to know a little more about mental illness , about the prospects of treatment on the daily handling with the family in treatment. Thus, the CAPS team has the task of involving the family in treatment, promote that closer relations. It wasconcluded that education for family members of patients seen at CAPS are as pillars for maintaining the patient in treatment, as users begin to feel respected, integrated with family life and society.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão integrativa sobre as ações educativas que podem ser realizadas pela equipe do CAPS junto às famílias no cuidado do paciente portador de transtorno mental, mediante modificação nas relações familiares decorrente da transformação da assistência prestada a esses pacientes com a criação dos modelos substitutivos. Foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados LILACS e SCIELO, empregando como descritores, loucura, desinstitucionalização, reforma psiquiátrica, centro de atençãopsicossocial. A partir da análise dos artigos selecionados surgiram as seguintes categorias: uma discussão a respeito da loucura; reforma psiquiátrica e luta antimanicomial; o movimento de desospitalização em saúde mental; novos dispositivos em saúde mental e a implantação dos CAPS e; as ações educativas para os familiares do CAPS realizadas pela equipe, para serem analisados a luz da literatura. Pode-se concluir que a família passa a fazer parte do tratamento do paciente no CAPS. A família ao ser acolhida pela equipe do serviço, passa a conhecer um pouco mais sobre a doença mental, sobre as perspectivas de tratamento, sobre o manejo diário com o familiar em tratamento. Assim, a equipe do CAPS tem essa tarefa de inserir a família no tratamento, promover esse estreitamento das relações. Concluiu-se que as ações educativas para os familiares dos pacientes atendidos pelo CAPS se constituem enquanto pilares para a manutenção do paciente em tratamento, pois os usuários passam a se sentir respeitados, integrados à vida em família e em sociedade.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLoucurapt_BR
dc.subjectReforma psiquiátricapt_BR
dc.subjectCentro dept_BR
dc.subjectDesinstitucionalizaçãopt_BR
dc.subjectatenção psicossocialpt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleO CAPS e as ações educativas voltadas para as famílias no cuidado do paciente em sofrimento mentalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD

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