Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L7P9Q
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Avaliação da densidade de células de langerhans em comparação à infecção pelo HPV em lesões escamosas intraepiteliais e invasoras do colo uterino
Autor(es): Daniele de Souza Camargos
primer Tutor: Annamaria Ravara Vago
primer miembro del tribunal : Debora D'avila Reis
Segundo miembro del tribunal: Gregory Thomas Kitten
Resumen: O carcinoma de céulas escamosas da cérvice uterina precedido por uma série de modificações do epitélio original, que constituem as lesões pré-cancerosas ou lesões intra - epiteliais cervicais, transformações intra-epiteliais progressivas que podem evoluir para uma lesão cancerosa invasora. Estudos demonstram que os Papilomavírus Humano (HPVs) de alto risco estão relacionados ao desenvolvimento de processos celulares malignos além de inibir a potencialidade da resposta imune e os de baixo risco a lesões benignas e auto - limitadas. As células de Langerhans têm-se mostrado asprimeiras células responsáveis pelas funções de reconhecimento, processamento e apresentação de antígeno em mucosas sendo que as funções dessas células parecem ser afetadas pela infecção por HPV. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo efetuar a análise da densidade de células de Langerhans em amostras de Lesões Escamosas Intraepiteliais (LEIs) e invasoras do colo uterino induzidas pela presença do HPV, por meio da técnica de Imunofluorescência indireta. Observou-se uma redução do número médio de células de Langerhans pela utilização de ambos os marcadores S100 e Langerina, em amostras cervicais portadoras de LEIs. Essa redução esteve associada tanto severidade dos distintos graus de Neoplasia Intraepitelial Cervical (NIC), ou seja, NIC de graus I, II e III, quanto em comparação ao grupo de amostras controles. Além disso, verificou-se apresença do DNA do HPV em 53,3% das amostras de NIC I, em 66,6% das amostras de NIC II, em 60% das amostras de NIC III e em 93,33% das amostras de ccer, com um aumento da detecção do DNA viral de acordo com a severidade da lesão.
Asunto: Células de Langerhans
Colo uterino Câncer
Carcinoma de celulas escamosas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L7P9Q
Fecha del documento: 12-jul-2010
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_daniele_de_souza_camargos.pdf2.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.