Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUJYH
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Claudio Paixao Anastacio de Paulapt_BR
dc.contributor.referee1Marta Araujo Tavares Ferreirapt_BR
dc.creatorAntonio Roberto dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T23:29:48Z-
dc.date.available2019-08-12T23:29:48Z-
dc.date.issued2014-03-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUJYH-
dc.description.abstractThe use of enterprise portals as auxiliary tools in knowledge management is increasingly important to the organization. These tools allow the structuring of the organizational knowledge, which is essential for the strategic management of knowledge and for the organization. The implementation and completion of these portals, however, depend on more than one just technical universe. Its deployment and full usage depend on another more complicated scope: the individual and his social engagement in the organization, or the so-called "organizational culture". These human issues need to be well known to enhance the process of deploying and using these portals, which act as sponsors and providers of all knowledge, sharing the real organizational asset, which is intangible. This intangible asset is capable of generating all other resources. To consolidate this organizational culture and align objectives between developer and organization it is needed to understand how knowledge is exchanged and how it is structured through the corporate portal. It is necessary to know how this process can be systematized, formalized and improved. A better alignment of interests could cause an increase in synergy and better promote the knowledge sharing, according to the common goals, as this alignment pertains to the very construction of organizational knowledge. The present study aims to understand how this process of knowledge exchange happens in the intelligent organization and how the perception of value and surplus value in return to the contribution made can interfere in the processes of implementing these Corporate Portals and structuring the knowledge.pt_BR
dc.description.resumoO uso de portais corporativos como ferramentas auxiliares na gestão do conhecimento é cada vez mais importante para a organização. Essas ferramentas permitem estruturar o conhecimento organizacional, o que é imprescindível para a gestão estratégica do conhecimento e da organização. A implantação e efetivação desses portais, contudo, dependem mais do que de um universo simplesmente técnico. A implantação efetiva e o pleno uso desses portais dependem de outra esfera mais complicada, a do indivíduo e de seu acoplamento social na organização, ou do que é conhecido como cultura organizacional. Essas questões humanas precisam ser bem conhecidas para permitir o aprimoramento do processo de implantação e o uso desses portais que funcionam como mantenedores e provedores de todo o conhecimento, compartilhando o verdadeiro ativo organizacional, que é intangível, mas que pode ser realizado pelos portais, ou convertido em valor. Esse ativo intangível é responsável por gerar todo recurso corporativo. Para consolidar essa cultura organizacional, alinhando os objetivos entre colaborador e organização, é preciso entender como é trocado o conhecimento e como o mesmo é estruturado através do portal corporativo. Um melhor alinhamento de interesses e um aumento na sinergia fomentam o compartilhamento do conhecimento, em acordo com os objetivos corporativos, facilitando a construção do conhecimento organizacional. O presente estudo visa entender como se dá esse processo de troca de conhecimento na organização inteligente, a percepção de valor e mais valia nessa troca e como pode essa percepção influenciar nos processos de implantação desses portais corporativos e na própria estruturação do conhecimento.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPropriedade do conhecimentopt_BR
dc.subjectOrganização inteligentept_BR
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectPortal corporativopt_BR
dc.subjectMais valia do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherCultura organizacional  pt_BR
dc.subject.otherGestão do conhecimento  pt_BR
dc.subject.otherGerenciamento da informação  pt_BR
dc.subject.otherAprendizagem organizacional  pt_BR
dc.titleA gestão estratégica do conhecimento e o portal corporativo sob o aspecto humano da organização inteligentept_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Estratégica da Informação

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_a_gestao_estrategica_do_conhecimento_e_o_portal_corporativo_sob_o__aspecto_humano_da_organiza__o_inteligente.pdf946.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.