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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUNZR
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | O corpo em cena na Educação de Jovens e Adultos: a mobilização para a aprendizagem na EJA por meio dos significados expressos pela corporeidade de mulheres adultas |
Autor(es): | Luiz Olavo Fonseca Ferreira |
primer Tutor: | Leoncio Jose Gomes Soares |
primer miembro del tribunal : | Mirella Berger |
Segundo miembro del tribunal: | Veleida Anahi da Silva |
Tercer miembro del tribunal: | Andrea Moreno |
Cuarto miembro del tribunal: | Shirley Aparecida de Miranda |
Resumen: | Este trabalho, por meio da interlocução entre a educação e a corporeidade, buscou investigar o vínculo da corporeidade com a mobilização de educandas adultas da EJA, para a relação com o saber, durante atividades pedagógicas. Para isso, apresento uma revisão da literatura sobre o corpo e a concepção de corporeidade. Em seguida, realizo uma discussão dos conceitos de relação com o saber e de mobilização, além da abordagem das discussões de gênero, focalizando aspectos relacionados à mulher e a especificidade do sujeito trabalhador educando da Educação de Jovens e Adultos. Foram sujeitos da pesquisa cinco educandas da EJA, com idade de 30 a 40 anos, de uma escola municipal de Belo Horizonte. Na metodologia utilizei-me da abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observação, de entrevistas semiestruturadas e jogos teatrais e são apresentados, divididos em condutas observadas durante as atividades pedagógicas e os sentidos atribuídos pelas educandas ao corpo. Eles foram organizados, no primeiro momento, considerando-se a distribuição espacial, os comportamentos corporais, a interação das educandas com o educador e a interação com os colegas. Em seguida, os resultados foram analisados a partir da maternidade, da família, do trabalho doméstico, do trabalho fora de casa e do espaço urbano. Ficou evidenciado a dificuldade de se construir uma quase experiência do corpo na EJA", apontando para a necessidade de mais pesquisas sobre a temática. Percebeu-se a existência de corpos femininos disciplinados, mas que, por meio dessa mesma corporeidade, as educandas demonstraram, a partir dos seus comportamentos, estarem mobilizadas, e também desmobilizadas, para o processo de ensino e aprendizagem. Buscando responder àquilo que me motivou a investigar a corporeidade e a relação com o saber, considero que existem formas diferenciadas para se mobilizar para o aprender e que as mulheres educandas adultas da EJA, mostram, na maior parte das vezes, através da sua corporeidade essa disposição, ou não, de assistir uma aula. |
Abstract: | This work, through dialogue between education and corporeality, investigated the behavior of the adult students EJA during educational activities. For that, I present a literature review on the body and about the conception of corporeality. Then perform a discussion of the concepts of the relationship to knowledge and mobilization, as well as addressing gender discussions, focusing on womanhood and specificity of educating fellow worker of Education of Youth and Adults. Research subjects were five students of EJA, aged 30 to 40 years, a municipal school in Belo Horizonte. I used the methodology of qualitative research. Data were collected through observation, semi-structured interviews and theater games and are presented, divided into conduct observed during the teaching activities and the meanings attributed by educandas the body. They were organized, at first, considering the spatial distribution, bodily behaviors, the interaction of the students with the teacher and interaction with other students. Then the results were analyzed from motherhood, family, housework, work outside the home and urban space. It was evident the difficulty of building an "approximate body experience in adult education," pointing to the need for more research on the subject. Realized the existence of female bodies disciplined, but that, through this same embodiment, the students demonstrated , from their behavior, they are mobilized, and also "demobilized" to the process of teaching and learning. Seeking to respond to what motivated me to investigate the corporeality and relationship with knowledge, I believe that there are different ways to mobilize for learning and adult women students of Youth and Adults, show, in most cases, by its corporeality that provision or not to attend a class. |
Asunto: | Aprendizagem Corpo humano Aspectos sociais Educação de adultos |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LUNZR |
Fecha del documento: | 19-feb-2013 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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