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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9M3JV6
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Entre estilos, técnicas e iconografias: algumas reflexões sobre o retrato através das capas das revistas Alfa e Lola Magazine |
Authors: | Débora Veríssimo Costa |
First Advisor: | Paulo Bernardo Ferreira Vaz |
First Referee: | Carlos Magno Camargos Mendonca |
Second Referee: | Carla Maria Camargos Mendonca |
Abstract: | Desde que o meio revista é segmentado a públicos femininos e masculinos, encontraremos fórmulas editoriais adaptadas a contextos e linguagens específicos. A partir de 1936, por exemplo, podemos destacar não apenas, a fotogravura como uma expressão imprescindível à revista, como também, a influência de indústrias como a cosmética e a cinematográfica implicadas, diretamente, na imprensa feminina. No que diz respeito aos anos 70, evidenciaremos a expansão da revista segmentada a partir da adaptação de modelos estrangeiros às diversas nacionalidades mundiais. Fruto de estratégias que remontam desde esta época, encontraremos no século XXI, os títulos Alfa e Lola Magazine, nos apontando uma iconografia predominante em suas capas, que nos remete à apropriação do retrato em busto como uma linguagem característica deste estilo de revista. Partindo do pressuposto que considerará a cabeça como uma espécie de mediadora entre técnicas e estilos artísticos, implicados em formas e processos de representação da figura humana, nos embasaremos em um estudo, desde a arte funerária egípcia, passando pelo Renascimento no século XV, pelo invento da fotografia e a intensificação da produção industrial, do século XX ao XXI, conciliado a um intuito investigativo sobre as adaptações da linguagem do retrato junto à sua perpetuação ao longo da história. Ao supormos a capa de revista como um dos gêneros desta linguagem, encontraremos uma vertente que a considerará para além do retrato comercial. Não apenas como um mero artefato industrial, a capa de revista é tornada um espaço de leituras e releituras. |
Abstract: | Since wen magazines were segmented to both feminine and masculine publics, we find editorial formulas adapted to specific languages and contexts. From 1936, for example, we can notice not only, the photoengraving as a crucial expression of magazines, but also, the presence of industries, such as cosmetics and cinematographic, directly corresponding to the feminine press. At the 70s the expansion of global models can be noticed in magazines from different nationalities, now adapted to this global formulas. Resulting from strategies that remark these decades, contemporary magazines, ALFA and LOLA, show us a particular iconographie adapted to its covers that elects the head and shoulders composition as a portrait language that remarks a great majority of magazines from the same segment. This research considered that the image of the human head is a medium between techniques and artistic styles, applied in ways and processes of representing the human figure through history. We design a study based on the funerary Egyptian art, going through the renaissance of 15th century, the invention of photography and the mass production, of 20th and 21st centuries, intended to investigate the possible adaptations of the portrait and its perpetuation through out history. Considering magazines covers as a possible gender of portrait, we intend to find a line that will take it, beyond the commercial portrait and an industrial product. The cover will be taken as a place of plural significations. |
Subject: | Retratos Periódicos Comunicação Comunicação de massa |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9M3JV6 |
Issue Date: | 19-May-2014 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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