Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PFL4D
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Habilidades numéricas em crianças com microdeleções na região 22Q: estudo de grupo e análise de caso
Authors: Livia de Fatima Silva Oliveira
First Advisor: Vitor Geraldi Haase
First Referee: Maycoln Leôni Martins Teodoro
Second Referee: Claudia Regina Lindgren Alves
Abstract: O cromossomo 22 foi o primeiro a ser seqüenciado pelo Projeto Genoma Humano e alterações na sua estrutura podem gerar inúmeras condições de saúde. O objetivo geral do estudo é investigar as habilidades numéricas em indivíduos com microdeleções no cromossomo 22, especificadamente a síndrome velocardiofacial (Del22q11.2) e a microdeleção distal da região LCR22-4 a LCR22-5. O primeiro estudo consiste em uma análise comparativa das habilidades numéricas básicas em indivíduos com Del22q11.2, crianças com baixo funcionamento cognitivo e crianças com desenvolvimento típico. Foram investigados três grupos de crianças com idades entre 8 e 14 anos: 12 crianças com Del22q11.2, 12 crianças de baixo funcionamento cognitivo (LCA) e 28 crianças com desenvolvimento típico (TD). Todas as crianças foram avaliadas por uma tarefa de tempo de reação simples e tarefas de comparação simbólica e não-simbólica de magnitudes. Para estimar a acuidade do sistema numérico aproximado (senso numérico), foi calculada a fracção de Weber (w) a partir da tarefa de comparação não-simbólica de magnitudes. O grupo Del22q11.2 apresentou desempenho significativamente maior na w, quando comparado com os outros grupos. É importante ressaltar que não foram encontradas diferenças significativas na w entre os grupos TD e LCA. O comprometimento do senso numérico observado em indivíduos com Del22q11.2 não pode ser explicado por déficits na velocidade de processamento, porque não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. Estes resultados sugerem que a baixa acurácia para diferenciar quantidades deve ser adicionado ao fenótipo comportamental dos Del22q11.2. A ausência de acuidade prejudicada no grupo LCA é consistente com a hipótese de que o senso numérico é um domínio relativamente específico e autônomo. O segundo estudo consiste em um estudo de caso, cujo objetivo é avaliar as habilidades numéricas de uma pré-adolescente com fenótipo de discalculia e genótipo caracterizado por uma microdeleção distal no cromossomo 22. Ressalta-se que ela foi identificada a partir de um estudo populacional cujo objetivo era avaliar o genótipo de crianças com dificuldade de aprendizagem da matemática. De forma geral, o estudo de caso sugeriu que as dificuldades de aprendizagem da matemática podem ser explicadas por um déficit na capacidade de diferenciar grandezas, medida pela fração de Weber. Esses resultados evidenciam que as microdeleções no cromossomo 22 contribuem para a emergência da discalculia e um mecanismo cognitivo importante relacionado à discalculia é o déficit para diferenciar quantidades, medido pela fração de Weber.
Abstract: Chromosome 22 was the first to be sequenced by the Human Genome Project and changes in its structure can generate numerous health conditions. The overall objective of the study is to investigate the numerical abilities in individuals with microdeletions on chromosome 22, specifically velocardiofacial syndrome (Del22q11.2) and distal microdeletion of LCR22- 4 to LCR22-5 region. The first study consists of a comparative analysis of basic numerical skills in three groups of children aged between 8 and 14 years: 12 individuals with Del22q11.2, 12 children with low cognitive abilities (LCA) and 12 children with typical development (TD). All children were evaluated by a simple reaction time task and symbolic and non-symbolic comparison of magnitudes tasks. To estimate the accuracy of the approximate number system (number sense), the Weber fraction (w) was calculated from the non-symbolic magnitude comparison task. The Del22q11.2 group showed significantly higher performance in w, when compared with the other groups. Importantly, no significant differences were found in w between TD and LCA groups. The observed impairment of number sense in individuals with Del22q11.2 can not be explained by deficits in processing speed, because no significant differences were found between groups. These results suggest that the low accuracy to differentiate quantities should be added to the behavioral phenotype of Del22q11.2. The absence of impaired acuity in LCA group is consistent with the hypothesis that number sense is a relatively specific and autonomous domain. The second study consists of a case study whose objective is to evaluate the numerical skills of a pre-teen with dyscalculia phenotype and genotype characterized by a distal microdeletion on chromosome 22. It is noteworthy that she was identified from a population-based study whose objective was to assess the genotype of children with learning difficulties in mathematics. Furthermore, the case study suggested that the difficulties in learning mathematics can be explained by a deficit in the ability to differentiate quantities measured by the Weber fraction. These results showed that the microdeletion on chromosome 22 contributes to the development of dyscalculia and it is related to an important cognitive mechanism, the deficit to differentiate quantities, measured by the Weber fraction.
Subject: Síndromes de imunodeficiência
Transtornos de aprendizagem
Matemática
Cromossomos humanos Par 22
Deleção cromossômica
Aberrações cromossômicas
Aptidão
Fenótipo
Medicina
Disturbios da aprendizagem
Comportamento
Deficiência intelectual
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PFL4D
Issue Date: 25-Mar-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_l_via_de_f_tima_silva_oliveira.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.