Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PQHYR
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Virginia de Araujo Figueiredo | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigo Antonio de Paiva Duarte | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leonardo Barci Castriota | pt_BR |
dc.creator | Flavia de Carvalho Falcao | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T08:36:51Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T08:36:51Z | - |
dc.date.issued | 2001-10-05 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PQHYR | - |
dc.description.abstract | Cette dissertation prétend être une enquête sur Part et politique dans I'oeuvre de Walter Benjamin. Elle cherche accompagner le parcours du philosophe au cours de la construction de sa théorie esthétique, que serait d'aprés Benjamin, non appropriable par le fascisme oun'importe quelle outre forme autoritaire du gouvemement, en plus de pouvoir être utilisé pour une politique artistique. L'auteur travaille alors pour réussir dans la formulation de telle théorie, concepts que se sont opposé : Politisation de I'lart et esthétisation de la politique, etque défmissent Tidée de I'art engagé et d'un art de potentiel pour devenir un instrument de domination politique. Le parcours que nous remarquons dans le développement de la pensée de l'auteur s'articule à travers de la logique d'un temps et espace historique, qu'est soulignerpour les profondes transformations que I'art soufre par I'avent de la reproduction technique de I'oeuvre d'art. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação pretende ser uma investigação sobre a arte e a política na obra de Walter Benjamin. Ela procura acompanhar o percurso do filósofo ao constituir sua teoria estética, que seria, segundo Benjamin, não apropriável pelo fascismo, ou qualquer forma autoritária de governo, além de poder ser utilizada para uma política artística. O autor trabalha, então, para dar conta da formulação de tal teoria, conceitos que se opõem: politização da arte e estetização da política, e que definem a idéia de arte engajada e de uma arte com potencialpara se tomar instrumento de dominação política. O percurso que notamos no desenvolvimento do pensamento do autor articula-se pela lógica de um tempo e espaço histórico, que é marcada pelas profiandas transformações que a arte sofre com o advento da reprodução técnica da obra de arte. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject.other | Benjamin, Walter, 1892-1940 | pt_BR |
dc.subject.other | Estetica | pt_BR |
dc.subject.other | Filosofia | pt_BR |
dc.subject.other | Filosofia alema Séc XX | pt_BR |
dc.subject.other | Arte Filosofia | pt_BR |
dc.subject.other | Filosofia moderna Séc XX | pt_BR |
dc.title | Arte e política em Walter Benjamin | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_flaviadecarvalhofalcao.pdf | 10.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.