Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PVJQ3
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Francisco Vidal Barbosapt_BR
dc.contributor.referee1Bruno Perez Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee2Marcio Augusto Goncalvespt_BR
dc.contributor.referee3Antonio Dias Pereira Filhopt_BR
dc.creatorRomante Ezer Ferreira Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T00:19:20Z-
dc.date.available2019-08-11T00:19:20Z-
dc.date.issued2014-05-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9PVJQ3-
dc.description.abstractThis article aims to comprehend the concept of intellectual capital by scholars researching point of view, as well, as how such concept presents itself as a component of patrimonial value within organizations. The intellectual capital has been measured through the Value Added Intellectual Coefficient Method (VAIC), which was chosen after Chagas et al. (2010) for using data published in the organizations balance sheets. The relationship between the intellectual capital of organizations and the return over assets (ROA) has been too verified. Our results indicate that using the VAICTM index may orientate the financial performance of these organizations and that the intellectual capital may be identified as a component of its patrimonial value. This study researched the organizations ranked in the Greatest and Best list of Exame magazine (2013) for the year 2012. Based upon the literature on the subject, this research helped understand the definition of intellectual capital as well as how it participates in the organizations generation of patrimonial value capacity. It was possible, too, to test the methodology and data according as it has been globally found. For the past few centuries researchers have been developing studies with the intention of presenting forms of identification and metrics for calculating intangible assets or intellectual capital and its capacity for generating patrimonial value for organizations. From the investors point of view, patrimonial value consists in an activity which requires careful evaluation and simultaneous indicators in a structured way, allowing to identify the factors that show the investments returns. A total of 1250 business enterprises were studied, from which 52 were selected for matching the criteria for this research. This study concentrates in 15 of these firms, all of which are in the auto-industry business. A quantic-qualitative research has been conducted involving multi-case exploratory research, calculating the Value Added Intellectual Coefficient (VAIC), survey and interviews.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou a compreensão do Capital Intelectual (CI) na visão de estudiosos do assunto, bem como entender de que forma este se apresenta na composição do Valor Patrimonial das organizações. Verificou-se a relação existente entre o capital intelectual das organizações, medido utilizando-se o método VAICTM (Value Added Intelectual Coefficient), escolhido a exemplo de CHAGAS, J. et al (2010), por utilizar-se de dados publicados nos balanços dessas organizações, portanto acessíveis e de domínio público, incluindo-se o retorno sobre os seus ativos (ROA). Os resultados obtidos sinalizam que a utilização do índice VAICTM, pode indicar o desempenho financeiro e o Capital Intelectual, identificado como componente do Valor Patrimonial das Organizações. O corpus da pesquisa compreende a publicação da Revista Exame (2013), e, em especial, as empresas listadas no Ranking das Maiores e Melhores do ano exercício de 2012. No contexto geral, possibilitou-se compreender de que forma o Capital Intelectual é definido na literatura e como esse participa na Capacidade de Geração de Valor Patrimonial das empresas, identificando metodologias e os dados utilizados globalmente. Há alguns séculos pesquisadores vêm realizando estudos com a intenção de apresentar formas de identificação e métricas para se calcular o Ativo Intangível ou Capital Intelectual e sua capacidade de gerar valor patrimonial para as organizações, o qual, na ótica do investidor, consiste em uma atividade que requer avaliação criteriosa e simultânea de indicadores de maneira estruturada, permitindo identificar os fatores que demonstram o retorno dos investimentos. Foram estudadas dentro de um universo de 1.250 (mil, duzentas e cinquenta) empresas, selecionadas intencionalmente, as 52 (cinquenta e duas) empresas do setor da auto-indústria das quais 15 (quinze) empresas classificadas por atendimento de critérios necessários para análise, compondo a amostra. A metodologia adotada foi realizada através de pesquisa quanti-qualitativa, sendo composta por pesquisa exploratória multicasos, aliada à metodologia de cálculo do Índice de Valor Adicionado pelo Capital Intelectual (VAIC), pesquisa Survey e Entrevistas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectValor patrimonialpt_BR
dc.subjectCapital intelectualpt_BR
dc.subjectAtivos intangíveispt_BR
dc.subject.otherCapital intelectualpt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titleO capital intelectual como componente do valor patrimonial das organizaçõespt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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