Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QEHHE
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Antonio Marcio Ribeiro Teixeirapt_BR
dc.contributor.referee1Gilson de Paulo Moreira Ianninipt_BR
dc.contributor.referee2Guilherme Massara Rochapt_BR
dc.creatorTatiana Pedrozo de Sousa Pintopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T20:02:23Z-
dc.date.available2019-08-12T20:02:23Z-
dc.date.issued2014-05-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9QEHHE-
dc.description.abstractIn "The Instance of the Letter in the Unconscious, or Reason Since Freud" (1957/1998) Lacan formalizes his structural approach inscribed in his return to Freud. Underlining transposition, or Entstellung, as the basics dream's mechanism while a unconscious formation, Lacan introduces his concept of signifier. This way, Lacan departs of the structuralist view, extracted from Saussure, locating the significant as the main element for reading the key concepts of Freudian psychoanalysis, from where the idea of unconscious structured as a language arises. Moreover, structuralism was chosen by Lacan as an instrument for his return to Freud. We know that saussurian's sign is composed of a relationship of signifier to signified. However, taking the signifier, despites of what's proposed by Saussure, Lacan underlines the importance of the bar that separates these elements that compose the sign. Thus, that wich leads to the signification effect, the bar's surpassing, is hampered and extremely evanescent. With this model, the chain asks for the tireless signifier's saying to create sense. Therefore, a point where the chain anchor itself is needed in order to think a subject that is not consumed by anguish produced by speaking without generating sense or social bond. This anchoring point is commonly treated in the theorization as "button ties" [points de capiton], or 'quilting point'. Since the signifier chain runs continuously, our aim in this dissertation was to understand how it stops and which concepts are related to this mechanism. In order to do so we showed how Lacan defines this mechanism in the seminar on the psychoses (J. Lacan, 1985 [1955-1956]) and how it has been reworked from the seminar on Identification (J. Lacan, 2003 [1961-1962]) with the notion of unary trait. For this last concept, the unary trait, we consider that it became the center of this dissertation, since it was our main goal sift its assumptions and implications.pt_BR
dc.description.resumoEm, A Instância da letra ou a razão desde Freud, (1957/1998) Lacan formaliza sua abordagem estruturalista inscrita em seu retorno a Freud. Ao ressaltar a transposição, ou Entstellung, como o mecanismo básico do sonho enquanto formação do inconsciente, Lacan introduz seu conceito de significante. Assim, Lacan parte da leitura estruturalista, extraída de Saussurre, colocando o significante como elemento principal para ler os conceitos fundamentais da psicanálise freudiana, donde surge a ideia do inconsciente estruturado como uma linguagem. Desta feita, o estruturalismo foi escolhido por Lacan como instrumento de seu retorno a Freud. Sabemos que o signo saussureano é composto por uma relação do significante com o significado. Entretanto, ao tomar o significante, diferentemente do que propõe Sassurre, Lacan sublinha a importância da barra que separa esses elementos que compõem o signo. Desta feita o que leva o efeito de significação, que é a ultrapassagem da barra, passa a ser dificultado e extremamente evanescente. Diante desse modelo, a cadeia pede o incansável dizer do significante para gerar sentido. É preciso, portanto, supor um ponto aonde a cadeia se ancora, para pensarmos um sujeito que não seja consumido pela angustia do falar sem produzir sentido ou laço. Esse ponto de ancoragem é comumente tratado na teorização como ponto de captonage (point of capiton) ou 'ponto de basta'. Dado que a cadeia significante funciona continuamente, nosso intuito nessa dissertação foi entender como ela se interrompe e quais os conceitos relacionados a esse mecanismo. Para isso demonstramos como Lacan o define no seminário sobre 'As psicoses' (Lacan J. , 1955-1956/1985) e como o reformula a partir do seminário sobre 'A identificação' (Lacan J. , 1961-1962/ 2003) , com a noção de traço unário. Relativamente a esse último conceito, o de traço unário, consideramos que ele tornou-se o centro desta dissertação, desde que foi nosso objetivo principal cernir seus pressupostos e implicações.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSignopt_BR
dc.subjectPsicosept_BR
dc.subjectTraço unáriopt_BR
dc.subjectNome própriopt_BR
dc.subjectPonto de captonpt_BR
dc.subjectEstruturalismopt_BR
dc.subjectPonto de bastapt_BR
dc.subjectSignificantept_BR
dc.subjectSaussurept_BR
dc.subject.otherPsicosespt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.titleTraço unário: o suporte da distintividadept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tra_o_un_rio_o_conceito_de_distintividade.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.