Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9R3HE4
Type: Tese de Doutorado
Title: A construção social do mercado de alimentos orgÂnicos na região metropolitana de Belo Horizonte
Authors: Djalma Eudes dos Santos
First Advisor: Silvio Segundo Salej Higgins
First Referee: Jorge Alexandre Barbosa Neves
Second Referee: Roberto Max Protil
Third Referee: Marcia da Silva Mazon
metadata.dc.contributor.referee4: Djalma Ferreira Pelegrini
Abstract: Esta pesquisa, inserida na área temática da Nova Sociologia Econômica (NSE) e considerando os atuais avanços neste campo, consiste de um estudo sobre a construção social de um mercado específico. Tomar o mercado como uma construção social significa entendê-lo para além de uma construção puramente lógica que, dentre outras coisas, pressupõe que o mercado é um resultado da relação oferta vs. demanda. A NSE rejeita essa perspectiva e propõe outros conceitos que, no seu conjunto, compõem o quadro teórico para a análise dos mercados, dentre outros, os conceitos de mercado como campo de lutas e as relações de poder que estão imbricadas nas estruturas sociais que controlam e estabilizam o mercado. Considerando os avanços obtidos, especialmente a partir da ampliação das pesquisas nesta área no Brasil, percebemos que há ainda poucos estudos sobre os mercados de alimentos orgânicos, principalmente no que se refere à história política de construção do seu marco regulatório e à forma como foi codificada socialmente uma visão do produto orgânico. Neste sentido, tomando a questão da qualidade como um referencial e, ao mesmo tempo, como determinante para a organização do mercado, esta pesquisa busca oferecer uma explanação dos processos que culminaram na imposição da concepção de controle hoje existente bem como das estratégias de apropriação do standard num mercado local. A partir de uma triangulação de métodos (etnografia, análise de redes sociais, análise documental e survey com consumidores) buscou-se reconstruir parte da história que define o standard de qualidade para este setor, explicitando, a partir daí, o modelo de governança deste mercado. Dentre os resultados, temos que esta construção se deu com ampla participação de atores políticos mobilizados em torno de questões que tocam, tanto a perspectiva da construção do mercado, quanto aquelas que propõem um novo olhar sobre a produção, culminando na definição das fronteiras de um mercado cujos limites são passíveis de serem controlados localmente através de mecanismos participativos e de controle social. Como mostrou Fligstein, a presença do Estado é fundamental como um instrumento de estabilização do mercado e, quando se trata de organizar um novo campo, a presença de atores com habilidade social para mobilizar a cooperação é uma questão-chave. No caso de Capim Branco (MG), que constitui nosso estudo de caso, com a ação local de atores governamentais, percebe-se como este mercado está organizado e basicamente dependente destes atores.
Abstract: This thesis, developed from the perspective of the New Economic Sociology (NES), considers the advances that this theory has achieved in recent years especially with regard to studies on the social construction of markets. When considering the market as a social construction, sociologists seek to understand it beyond a purely logical construction which, among other things, assumes that the market is the result of the relationship between offer versus demand. The NES rejects this perspective and proposes other concepts that, taken together, make up the theoretical framework for the analysis of markets, among others, the concepts of market as a field of struggle and the power relations that are embedded in social structures that control and stabilize the market. Considering the advances achieved, particularly from the expansion of research in this area in Brazil, we realize that there are few studies on organic food markets, especially with regard to the political history of the construction of the regulatory framework and to how a vision of the organic product was socially codified. In this sense, taking the quality issue as reference and, at the same time, as a determinant of market organization, this research provides an empirical demonstration of the processes that led to the imposition of the conception of control that exists today as well as the strategies of appropriation of the standard by the local market. Based on a methodological triangulation, ethnography, social network analysis, documental analysis and a survey with consumers, we attempted to reconstruct part of the history that sets the quality standard for this industry. Among the results, we can see that this construction took place with the full participation of actors mobilized around issues that touch the construction of market as well as those that propose a new view about production, culminating in defining the boundaries of a market whose limits are likely to be controlled locally by economic actors through participatory mechanisms and social control. As shown by Fligstein, the presence of the state is crucial to stabilize the market and, when it comes to organizing a new field, the presence of actors with social skill to ensure cooperation is a key issue. In our case study (the city of Capim Branco, Minas Gerais), with the local actions of governmental actors, it can be seen how this market is organized and primarily dependent on these actors.
Subject: Sociologia
Ecologia agrícola
Mercado
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9R3HE4
Issue Date: 9-Jun-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf8.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.