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dc.contributor.advisor1Fernando Madalena Volpept_BR
dc.contributor.referee1Carla Jorge Machadopt_BR
dc.contributor.referee2Roberto Marini Ladeirapt_BR
dc.creatorRosely Fantonipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T07:04:27Z-
dc.date.available2019-08-10T07:04:27Z-
dc.date.issued2014-08-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9R7J2S-
dc.description.abstractTraffic accidents are the eighth leading cause of death worldwide. More than one million people lose their lives each year in traffic, resulting in considerable social and financial impact, especially for public health. According to the World Health Organization, between a quarter and half of accidents with fatalities involve alcohol use. Within this context, this study proposes to analyze the interfaces of the subjectivity of individuals and their perceptions and decisions on risk taking as opposed to legislation on legal consumption of alcohol by drivers of motor vehicles. The methodology used consisted of: 1) review of publications and articles that describe the influence of subjective factors in the decision of people who are exposed to traffic dynamics, highlighting the subjective factors that must be considered for understanding risk behavior; 2) time series analyses of traffic-related mortality rates in the cities of Belo Horizonte, Rio de Janeiro and São Paulo, from 1980 to 2012, obtained from the Brazilian Ministry of Health/DATASUS, to investigate the occurrence of changing trends before and after the implementation of drinking and driving law. The result was that subjective factors that influence perceptions, evaluation of control on risky situations, and decisions, as well as the physical, social, historical, cultural, political and economic contexts, are all factors that must be considered for the formulation of public transit policies. The legislation has an important role in order to reduce the negative outcomes of drinking and driving behavior, but should not be an isolated action. which after 4.5 years of implementation of drinking and driving law, no significant change in traffic-related mortality rates was observed in any of the three major capitals of the Brazilian southeast.pt_BR
dc.description.resumoAcidentes de trânsito são a oitava causa de morte no mundo. Mais de um milhão de pessoas perde a vida a cada ano no trânsito, produzindo considerável impacto social e financeiro, principalmente na saúde pública. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, entre um quarto a metade dos sinistros com vítimas fatais estão relacionados ao uso do álcool por algum dos envolvidos. Dentro deste contexto este estudo se propõe a analisar as interfaces da subjetividade dos indivíduos e sua percepção de risco tendo como contraponto a legislação sobre a restrição legal ao consumo de álcool por condutores de veículos automotores. A Metodologia utilizada consistiu em: 1) revisão de publicações e artigos que descrevem a influência de fatores subjetivos na tomada de decisão das pessoas que estão expostas à dinâmica do trânsito, levantando as variáveis que devem ser consideradas para o entendimento do comportamento de risco; 2) estudo de séries temporais das taxas de mortalidade por acidentes de transporte terrestre das cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, de 1980 a 2012, com dados do Ministério da Saúde/DATASUS, investigando a ocorrência de mudanças nas tendências antes e após a implantação da Lei Seca. Como resultado verificou-se que aspectos subjetivos que influenciam o comportamento do indivíduo e sua percepção em relação a conhecer, avaliar e vislumbrar o controle de situações consideradas de risco, bem como o ambiente físico, social, histórico, cultural, político e econômico ao qual está inserido, são fatores que devem ser ponderados para a formulação de políticas públicas de trânsito. A legislação tem um papel importante no objetivo de reduzir os desfechos desfavoráveis ligados ao comportamento de beber e dirigir, entretanto não deve ser uma ação isolada, a exemplo da Lei Seca, que após 4,5 anos de sua implantação, não foi possível observar uma redução significativa das taxas de mortalidade por acidentes de trânsito terrestre em nenhuma das três grandes capitais do sudeste brasileiro.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento perigosopt_BR
dc.subjectPrevenção de acidentespt_BR
dc.subjectAssunção de piscospt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectConsumo de bebidas alcoólicaspt_BR
dc.subjectMedição de riscopt_BR
dc.subjectSensaçãopt_BR
dc.subjectCondução de veículopt_BR
dc.subjectBebidas alcoólicaspt_BR
dc.subjectExecutoriedade da Leipt_BR
dc.subject.otherAcidentes de trabalho/legislação & jurisprudênciapt_BR
dc.subject.otherPrevenção de acidentespt_BR
dc.subject.otherComportamento perigosopt_BR
dc.subject.otherPercepção socialpt_BR
dc.subject.otherAcidentes de trânsito/psicologiapt_BR
dc.subject.otherExecutoriedade da lei/éticapt_BR
dc.subject.otherAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subject.otherAssunção de riscospt_BR
dc.subject.otherMedição de riscopt_BR
dc.subject.otherAlcoolismopt_BR
dc.subject.otherSensaçãopt_BR
dc.subject.otherAlcoolismo/prevenção & controlept_BR
dc.titleSubjetividade x objetividade na lei de restrição ao consumo de álcool por motoristas (Lei Seca): uma reflexão sobre sua implementação no Brasilpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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