Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9S2FY6
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Avaliação da percepção de adolescentes sobre segurança de trânsito através da análise de discurso
Authors: Agmar Bento Teodoro
First Advisor: Heloisa Maria Barbosa
First Referee: Leandro Cardoso
Second Referee: Christine Tessele Nodari
Abstract: O foco deste trabalho foi analisar a influência de um programa de Educação de Trânsito na percepção de adolescentes sobre segurança viária utilizando a técnica de análise de discurso. O instrumento de coleta de dados utilizado foi dois questionários, um com perguntas fechadas e outro no qual os entrevistados escreveram um texto narrativo sobre o tema: experiência perigosa no trânsito. O questionário fechado teve como objetivo levantar o perfil do aluno e sua forma de deslocamento de casa para escola e da escola para casa: idade, gênero, endereço, modo de transporte utilizado, se o aluno vai acompanhado ou não, e sua relação com os dispositivos que garantem a segurança dos usuários no sistema trânsito. Com estas informações foi montado um banco de dados no software TransCad e gerados mapas temáticos que permitiram visualizar e compreender de forma rápida e eficiente algumas variáveis, tais como, a origem dos alunos, o meio de transporte utilizado entre outras. Já o segundo instrumento, no qual os alunos escreveram uma redação orientada, teve como objetivo levantar as principais informações que os alunos têm sobre o trânsito da cidade com foco na segurança. Foi realizada uma pesquisa piloto com 106 alunos, das séries finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Belo Horizonte para testar a eficácia e a clareza dos questionários. Por meio deste teste foi possível detectar a eficiência dos instrumentos elaborados para levantar a percepção que os adolescentes têm sobre segurança viária. A coleta de dados, para a pesquisa final, foi feita com alunos das séries finais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas localizadas nos bairros Copacabana e Santa Mônica na região de Venda Nova em de Belo Horizonte MG. Os questionários foram aplicados em 92 alunos do oitavo e nono anos, do Ensino Fundamental, que participaram de um programa de educação de trânsito e em um grupo de controle formado por 104 alunos, também do oitavo e nono anos que não participaram de nenhum programa de educação de trânsito. Os textos, produzidos pelos alunos, foram analisados metodologicamente seguindo cinco etapas, a saber: i) leitura flutuante ou pré-análise, ii) exploração do material, iii) categorização, iv) tratamento estatístico,e v) interpretação. As análises permitiram concluir que os adolescentes entrevistados, nos dois grupos, estão aptos a identificarem os dispositivos que garantem sua segurança, conhecem as regras de trânsito e reconhecem os principais elementos que compõem o sistema trânsito.
Abstract: The focus of this study was to analyze the influence of a program of Transit Education in the perception of teens about road safety using the technique of discourse analysis. The instrument for data collection was used two questionnaires with closed questions and one in which respondents wrote a narrative text on the subject: Dangerous experience in traffic. The enclosed questionnaire aimed to raise the profile of the student and their mode of transportation from home to school and school to home: age, sex, address, mode of transport used, if the student is accompanied or not, and its relationship with arrangements to ensure the safety of users of the transit system. With this information has been assembled a database generated in TransCAD software and thematic maps that allowed us to visualize and understand quickly and efficiently some variables, such as the origin of the students, the means of transport among others. Have the open questionnaire in which students wrote an wording oriented, aimed to identify the main information that students have about the city traffic with focus on safety. One pilot study with 106 students, the final grades of elementary school was held in a public school in Belo Horizonte to test the efficacy and clarity of the questionnaires. Through this test could detect the efficiency of tools designed to raise awareness that teens have on road safety. Data collection for the final survey was done with students in upper grades of elementary school two public schools located in neighborhoods Copacabana and Santa Monica Area New sale in Belo Horizonte - MG. The questionnaires were administered in 92 students in the eighth and ninth grade of elementary school, participating in a traffic education program and a control group consisting of 104 students, also the eighth and ninth grade who did not participate in any program traffic education. The texts produced by the students were analyzed methodologically following five stages , namely: i ) reading or pre -analysis , ii ) exploration of the material , iii ) categorization , iv ) statistical treatment , e v ) interpretation. The analyzes showed that the adolescents interviewed in the two groups , are able to identify the devices that ensure your safety , know the traffic rules and recognize the main elements that make up the transit system.
Subject: Segurança de transito
Transportes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9S2FY6
Issue Date: 21-Feb-2014
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
geotecniatransportes_agmarbentoteodoro_dissertacao.pdf3.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.