Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9UNFU6
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ilka Afonso Reis | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Edna Afonso Reis | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Aloisio Joaquim Freitas Ribeiro | pt_BR |
dc.creator | Julia Drumond Campos e Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T04:47:28Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T04:47:28Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9UNFU6 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho realizou uma análise exploratória dos dados relacionados à proficiência dos alunos em Matemática no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Para tanto, utilizou Modelos de Regressão Linear, elaborados de forma construtiva, com a análise da entrada de variáveis candidatas, uma a uma, até a composição do modelo final. Os dados selecionados para a análise são referentes aos alunos do nono ano do ensino fundamental que realizaram as provas do Proeb de Língua Portuguesa e Matemática no ano de 2013 e responderam a todas as perguntas elencadas no questionário contextual, aplicado na ocasião dos testes. Além dos resultados das proficiências e dos questionários, foi utilizado o Índice Socioeconômico para a construção dos modelos. Também foram consideradas para a análise as premissas da literatura, que embasaram os resultados observados. Verificou-se que os fatores mais relacionados às proficiências dos alunos em Matemática, de acordo com o estudo proposto, foram a Proficiência em Língua Portuguesa, a expectativa de continuidade dos estudos após a conclusão do ensino médio, a não procura por emprego, a expectativa de formação no ensino médio, a idade adequada para a etapa de escolaridade, a autoestima, a autoavaliação do aluno, a escolaridade da mãe e a variável relacionada ao motivo. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Regressão linear | pt_BR |
dc.subject | Proficiência | pt_BR |
dc.subject.other | Estatística | pt_BR |
dc.title | Proficiência em matemática de alunos no PROEB: análise exploratória por meio de modelos de regressão linear | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Estatística |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
trabalho_final.pdf | 2.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.