Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A45GGL
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Matilde Meire Miranda Cadetept_BR
dc.contributor.referee1Selme Silqueira de Matospt_BR
dc.creatorTaiane Aparecida de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T18:22:08Z-
dc.date.available2019-08-09T18:22:08Z-
dc.date.issued2015-04-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-A45GGL-
dc.description.abstractThe Health Program at School (HPS) was started in Contagem city in 2009. The Vargem District of flowers was contemplated for this program since the begin and now seven schools and a municipal center of childish education are bound at the program. The Municipal School Teacher Ana Guedes Vieira was chosen for the elaboration of the situational diagnosis proposed by the planning and evaluation of health actions matter, and it realized up the principal problem in this school was the schoolchildrens sexual debut without orientation, and therefore, without knowledge of the risks they are exposed. So, the objective of this work was to propose an intervention plan with the intention to form a young multipliers group in the area of sexual and reproductive health through discussion of subjects for the construction of their knowledge. The methodological process for the elaboration of this work presented two steps: achievement and data analysis of the situational diagnosis and literature review in the Virtual Health Library (VHL) in order to identify published material about the subject of this study. It is expected that the dynamics motions in the Intervention Plan allow positive results and that adolescents feel protagonists and they live their sexuality with knowledge, affectivity and critical awareness.pt_BR
dc.description.resumoO Programa Saúde na Escola (PSE) começou a ser implantado no município de Contagem-MG no ano de 2009. O Distrito Sanitário de Vargem das Flores foi comtemplado pelo programa desde o início e atualmente encontram-se vinculadas sete escolas municipais e um centro municipal de educação infantil. A Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira foi a escolhida para elaboração do diagnóstico situacional proposto pela disciplina Planejamento e Avaliação das ações de saúde, e por meio dele, percebeu-se que o problema prioritário identificado nesta escola foi o início da vida sexual de jovens escolares sem orientação e, portanto, sem conhecimentos dos riscos a que estão expostos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi propor um plano de intervenção com o intuito de formar um grupo de jovens multiplicadores na área da saúde sexual e reprodutiva por meio do debate de assuntos específicos para construção de seu conhecimento. O caminho metodológico para elaboração deste trabalho apresentou duas etapas: realização e análise dos dados do diagnóstico situacional e revisão bibliográfica na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com vistas à identificação de material já publicado sobre o tema deste estudo. Espera-se que as dinâmicas propostas no Plano de intervenção possibilitem resultados positivos e que os adolescentes se sintam protagonistas e vivam a própria sexualidade com conhecimento, afetividade e consciência crítica.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDoenças Sexualmente Transmissíveispt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectGravidez na adolescênciapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subject.otherSaúde da famíliapt_BR
dc.titleFormação de jovens multiplicadores voltada para assuntos relacionados à sexualidade numa escola do município de Contagem: projeto de intervençãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_taiane_final.pdf157.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.