Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQR2V
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Jose Raimundo Lisboa da Costa | pt_BR |
dc.creator | Célia Vasconcelos de Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T09:14:35Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T09:14:35Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQR2V | - |
dc.description.resumo | O trabalho discute a construção da identidade no que se refere aos aspectos étnicoraciais utilizando como referencial teórico abordagens pós críticas numa visão multiculturalista de currículo. O público alvo foi alunos de 9 anos de uma escola em Belo Horizonte. O plano de ação problematizou a imagem mental dos estudantes no que se refere às categoriais humanas e suas relações étnico-raciais manifestadasatravés de ilustrações. O objetivo último da intervenção foi divulgar o Kit de literatura Afro-Brasileira através de um álbum de literatura feito pelos alunos. O trabalho se justifica pela necessidade de implementar a Lei 10.639/2003 que trata do ensino de História Afro-Brasileira. Como metodologia foi aplicado um questionário para professoras da escola e posteriormente, houve leituras por parte dos alunos, de livrosliterafro para organizar um álbum de resenhas para a biblioteca. Analisando algumas atividades relacionadas à diversidade naquela escola, percebe-se que essa temática é trabalhada nas festividades e datas comemorativas. O argumento desenvolvido é que a democracia racial perpassa currículos turísticos evidenciando a urgência damudança de atitude dos alunos no que se refere aos estereótipos na escola. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade Racial | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Relações raciais e educação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ensino fundamental Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Relações de gênero | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Relações etnicas | pt_BR |
dc.title | Educando para além de estereótipos na escola | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
c_lia_vasconcelos_de_almeida.pdf | 4.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.