Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQR2V
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Jose Raimundo Lisboa da Costapt_BR
dc.creatorCélia Vasconcelos de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T09:14:35Z-
dc.date.available2019-08-10T09:14:35Z-
dc.date.issued2015-05-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADQR2V-
dc.description.resumoO trabalho discute a construção da identidade no que se refere aos aspectos étnicoraciais utilizando como referencial teórico abordagens pós críticas numa visão multiculturalista de currículo. O público alvo foi alunos de 9 anos de uma escola em Belo Horizonte. O plano de ação problematizou a imagem mental dos estudantes no que se refere às categoriais humanas e suas relações étnico-raciais manifestadasatravés de ilustrações. O objetivo último da intervenção foi divulgar o Kit de literatura Afro-Brasileira através de um álbum de literatura feito pelos alunos. O trabalho se justifica pela necessidade de implementar a Lei 10.639/2003 que trata do ensino de História Afro-Brasileira. Como metodologia foi aplicado um questionário para professoras da escola e posteriormente, houve leituras por parte dos alunos, de livrosliterafro para organizar um álbum de resenhas para a biblioteca. Analisando algumas atividades relacionadas à diversidade naquela escola, percebe-se que essa temática é trabalhada nas festividades e datas comemorativas. O argumento desenvolvido é que a democracia racial perpassa currículos turísticos evidenciando a urgência damudança de atitude dos alunos no que se refere aos estereótipos na escola.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade Racialpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectRelações raciais e educaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental Formação pt_BR
dc.subject.otherMulticulturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental) pt_BR
dc.subject.otherEducação Relações de gênero pt_BR
dc.subject.otherEducação Relações etnicas pt_BR
dc.titleEducando para além de estereótipos na escolapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
c_lia_vasconcelos_de_almeida.pdf4.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.