Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSLAV
Type: Monografias de Especialização
Title: A escola e os espaços possíveis de combate à homofobia
Authors: Magda Gonçalves de Assunção
First Advisor: Paulo Henrique de Queiroz Nogueira
First Referee: Andre Geraldo Ribeiro Diniz
Abstract: O presente trabalho nasceu do inconformismo frente à desagradável situação encontrada quando pessoas de orientações homossexuais são invisibilizados/as ou desprezadas/os nas práticas escolares e no dia a dia de nossas vidas. São tratados/as de forma grosseira, por apelidos pejorativos e com total falta de respeito por terem uma orientação sexual que não é socialmente aceita. Muitas destas práticas de negligência e abandono dirigidos a eles/as, são marcas constantes em nossa sociedade, e nós educadores/as não nos atrevemos a questioná-las. Este projeto buscou apresentar para os/as alunos/as o assunto relativo ao preconceito e à homofobia, que são situações presentes em nossas vidas. Buscamos questionar os processos que levam às ações acima, tentando dar visibilidade positiva a este grupo que sofre este preconceito. Para desnudar alguns conceitos erroneamente construídos, foram apresentadas uma variedade de opiniões, inúmeros sujeitos e algumas ações afirmativas que perfazem a nossa realidade plural. Esclarecendo para nossos/as aluno/as e comunidade escolar, que todos nós somos sujeitos sociais e representamos uma atualidade muito complexa e também diversificada.
Subject: Professores de ensino fundamental Formação
Educação sexual  
Educação Relações de gênero
Discriminação na educação 
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSLAV
Issue Date: 9-May-2015
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
magda_gon_alves_de_assun__o.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.