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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTNEV
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Paulo Henrique de Queiroz Nogueira | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andre Geraldo Ribeiro Diniz | pt_BR |
dc.creator | Sergia Anita Matias de Jesus | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T15:11:29Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T15:11:29Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-09 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTNEV | - |
dc.description.resumo | A escola inclusiva ainda não deu visibilidade à homossexualidade e, quando é preciso lidar com ela, a faz sob condições. Influenciada pela leitura do romance de José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira, percebeu-se que os personagens da trama escolar foram acometidos, tal como os personagens de Saramago, de algum tipo de cegueira. Este romance nos remete ainda sobre a responsabilidade de ter olhos quando os outros já os perderam. Face à invisibilidade da homossexualidade dentro dos muros da escola, propôs-se ações desestabilizadoras e provocadoras de tensões. Assim, alunas e alunos capacitaram-se para superarem preconceitos, romperem com o sexismo, a misoginia e a homofobia, em defesa irrestrita dos direitos humanos e em favor da criminalização da homofobia. Utilizou-se como referencial teórico os estudos de gênero e, como aporte, documentários, palestras, músicas, imagens, propagandas, fotografias, entrevistas, mídias sociais, textos informativos e literários. Conseguiu-se desassociar o foco da homossexualidade no sexo entre iguais para focar no amor entre iguais. Refletiu-se sobre as várias formas de se viver a sexualidade e as muitas performances de gênero dentre outras. A realização destas atividades deu-se em duas turmas do 9° ano de uma escola municipal de Belo Horizonte. Os resultados apontaram para a necessidade de se resignificar os discursos pedagógicos dando voz e vez aos movimentos sociais nos ambientes escolares. E ainda que, o viés para se visibilizar a homossexualidade se dá no exercício da alteridade e pelo foco na homoafetividade. Foi perceptível também um ódio aos homossexuais que tramita da sociedade para dentro da escola e que para combatê-lo não há entendimento suficiente, só mesmo o benefício da criminalização da homofobia | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade | pt_BR |
dc.subject | Homoafetividade | pt_BR |
dc.subject | Criminalização | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Homofobia | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject.other | Homofobia | pt_BR |
dc.title | Desestabilizando a invisibilidade da homossexualidade dentro dos muros da escola | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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