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dc.contributor.advisor1Marisa Antonini Ribeiro Bastospt_BR
dc.contributor.referee1Valda da Penha Caldeirapt_BR
dc.creatorRoseli Moreira Nahedpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T17:36:20Z-
dc.date.available2019-08-13T17:36:20Z-
dc.date.issued2014-05-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AEWK7H-
dc.description.abstractThis paper aims to describe the importance of educational activities directed by nurses to patients with wounds. For this work we used the literature review, and scientific books on the subject in question papers were consulted. The papers were collected from the aggregatebases Virtual Health Library, using descriptors and related terms. To describe the importance of educational activity to patients with wounds, was taken a brief review of the concept of wounds, their classification, as well as the phases of healing in order to support the educational activities of the nurse. Obtivi main results educational activities as one of theguiding principles of action of the nurse and emphasizes the various areas of nursing practice.The image of nursing is seen always associated with the caregiver role and the care heeducates and seeks to create a co-responsibility with the other, increasing the autonomy of thesubject about your health. Thus, education can be considered a form of caring and caring is a way of educating. Educating for health is to go beyond curative care, emphasizing preventiveand promotional activities, recognizing users of health services as subjects with knowledge and living conditions, encouraging them to strive for higher quality of life and dignitypt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo descrever a importância das ações educativas realizadas pelo enfermeiro direcionadas aos pacientes com feridas. Para a realização deste trabalho foi utilizado à revisão bibliográfica, foram consultados livros e artigos científicos sobre temática em questão. Os artigos científicos foram levantados das bases agregadas à Biblioteca Virtual de Saúde, com a utilização de descritores e termos relacionados. Para descrever a importância da ação educativa ao paciente portador de feridas, foi feita uma breve revisão do conceito de feridas, sua classificação, bem como as fases de cicatrização, no sentido de fundamentar a ação educativa do enfermeiro. Obtive como principais resultados a ação educativa como um dos princípios norteadores da ação do enfermeiro e nos enfatiza vários espaços das práticas de enfermagem. A imagem do enfermeiro é vista sempre associada ao papel de cuidador e, ao cuidar, ele educa e busca criar a corresponsabilização com o outro, aumentando a autonomia do sujeito sobre sua saúde. Sendo assim, a educação pode ser considerada uma forma de cuidar e o cuidado uma maneira de educar. Educar para saúde é ir além da assistência curativa, priorizando ações preventivas e promocionais, reconhecendo os usuários dos serviços de saúde como sujeitos portadores de saberes e condições de vida, estimulando-os a lutarem por mais qualidade de vida e dignidadept_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAção Educativapt_BR
dc.subjectFeridaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
dc.titleOrientação de pacientes com feridas: uma ação educativapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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