Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN2M4E
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fabiana de Lucca Munaier | pt_BR |
dc.creator | Maria Lúcia da Silva Macedo Paiva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-13T05:00:59Z | - |
dc.date.available | 2019-08-13T05:00:59Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-16 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN2M4E | - |
dc.description.resumo | Considerando as Artes Visuais como grandes colaboradoras para o desenvolvimento humano, cujo ensino e aprendizagem devem ir além do que os livros didáticos sugerem, a proposta desta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: Propostas diferenciadas para o ensino de Artes Visuais na Educação Infantil causam impacto no aprendizado das crianças? Este trabalho se justifica a partir do pressuposto de que as Artes Visuais sempre despertaram atenção por traduzir histórias, sentimentos e mesmo comunicar-se de forma lúdica, interessante, criativa e dinâmica. Entretanto, não eram valorizadas devidamente, pois estiveram muito limitadas à sala de aula, resumindo-se em tarefas automáticas e impostas pelos professores. O estudo tem por objetivo analisar o Ensino de Artes na Educação Infantil; executar dinâmicas de trabalho diferenciadas em um determinado contexto; relatar os desafios encontrados na realidade e confrontar a prática apontada pela pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza essencialmente observações informais para análises posteriores. Em síntese, conclui-se que as crianças se sentem melhor nas aulas de Artes Visuais que envolvem dinâmicas e recursos originais, por gostarem de explorar o novo, buscar suas próprias respostas sem perder o estímulo às brincadeiras e convivência social. Esta por sua vez, exerce destaque, haja vista que, além das crianças aprenderem a apreciar o trabalho dos colegas, ela gera bons rendimentos na coexistência tanto dentro quanto fora da sala de aula. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Convivência Social | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Arte | pt_BR |
dc.subject | Artes Visuais | pt_BR |
dc.subject.other | Artes | pt_BR |
dc.title | Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil do CEMEI Bem te Vi | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografiamarialucia_final.pdf | 246.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.