Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN2M4E
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fabiana de Lucca Munaierpt_BR
dc.creatorMaria Lúcia da Silva Macedo Paivapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T05:00:59Z-
dc.date.available2019-08-13T05:00:59Z-
dc.date.issued2016-04-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AN2M4E-
dc.description.resumoConsiderando as Artes Visuais como grandes colaboradoras para o desenvolvimento humano, cujo ensino e aprendizagem devem ir além do que os livros didáticos sugerem, a proposta desta pesquisa apresenta a seguinte questão-problema: Propostas diferenciadas para o ensino de Artes Visuais na Educação Infantil causam impacto no aprendizado das crianças? Este trabalho se justifica a partir do pressuposto de que as Artes Visuais sempre despertaram atenção por traduzir histórias, sentimentos e mesmo comunicar-se de forma lúdica, interessante, criativa e dinâmica. Entretanto, não eram valorizadas devidamente, pois estiveram muito limitadas à sala de aula, resumindo-se em tarefas automáticas e impostas pelos professores. O estudo tem por objetivo analisar o Ensino de Artes na Educação Infantil; executar dinâmicas de trabalho diferenciadas em um determinado contexto; relatar os desafios encontrados na realidade e confrontar a prática apontada pela pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza essencialmente observações informais para análises posteriores. Em síntese, conclui-se que as crianças se sentem melhor nas aulas de Artes Visuais que envolvem dinâmicas e recursos originais, por gostarem de explorar o novo, buscar suas próprias respostas sem perder o estímulo às brincadeiras e convivência social. Esta por sua vez, exerce destaque, haja vista que, além das crianças aprenderem a apreciar o trabalho dos colegas, ela gera bons rendimentos na coexistência tanto dentro quanto fora da sala de aula.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConvivência Socialpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEnsino de Artept_BR
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.titleEnsino de Artes Visuais na Educação Infantil do CEMEI Bem te Vipt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografiamarialucia_final.pdf246.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.