Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AP5N94
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A interferência do uso de amplificador de voz na dose vocal de professoras com disfonia
Authors: Joana Perpétuo Assad
First Advisor: Ana Cristina Cortes Gama
First Co-advisor: Juliana Nunes Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Max de Castro Magalhaes
First Referee: Max de Castro Magalhaes
Second Referee: Juliana Nunes Santos
Third Referee: Zuleica Antonia Camargo
metadata.dc.contributor.referee4: Iara Barreto Bassi
Abstract: Objetivos: Realizar revisão integrativa da literatura sobre os tipos de dose vocal e a aplicabilidade de cada uma dessas medidas e testar se o uso de amplificação vocal interfere nosparâmetros da dose de uso da voz de professoras com disfonia, no ambiente profissional.Método: A revisão integrativa foi norteada pela seguinte pergunta: Quais os tipos de dose vocale qual o comportamento destas medidas em diferentes situações comunicativas?. Para seleção dos artigos, houve levantamento na literatura nacional e internacional, publicada em todos os idiomas, utilizando-se as bases de dados MEDLINE, LILACS, IBECS e ISI(Web of Science). Foram incluídos artigos publicados nos últimos vinte e um anos (1995 a 2016) e que estivessem disponíveis na íntegra.Para avaliar a interferência do uso do amplificador vocal na dose vocal de professoras com disfonia, 15 professoras do ensino infantil e fundamental da rede pública de Belo Horizonte, com média de idade de 38,6 anos, foram avaliadas. As docentes utilizaram o dosímetro vocal durante atividade de aula expositiva, em dois momentos diferentes, um sem e um com o uso do amplificador de voz, com a mesma turma e na mesma sala de aula. A média do tempo de gravação foi de 96 minutos. Os dados fonatórios foram armazenados na unidade portátil do dosímetro vocal e analisados através do software do equipamento (VoxLog).Foram analisados aintensidade(dBNPS), a frequência fundamental (FO), a porcentagem de vibração das pregas vocais no tempo de gravação(%), o tempo de fonação(em segundos) eas dosesvocais cíclica e de distância.Resultados: Na revisão integrativa, quinze estudos contemplaram os critérios propostos. A maioria dos artigos estudou professores, visto que pertencem ao grupo mais vulnerável para a ocorrência de disfonia.Os tipos de dose encontrados foram porcentagem de fonação, dose temporal, dose cíclica, dose de distância,dose de energia radiada e dose de energia dissipada.Na comparação da dose vocal de professoras disfônicas sem e com microfone, houve diferença estatisticamente significante nos parâmetros de intensidade, frequência fundamental, dose cíclica e de distância. Conclusão: O aumento da dose vocal está associado ao uso excessivo e prolongado da voz na atividade docente,ao maior nível de ruído ambiental, à grande variação prosódica na fala e à autopercepção de fadiga vocal. Fatores como repouso de voz e uso do amplificador vocal indicam a diminuição da dose da voz.A amplificação vocal, no entanto, nãoaltera a quantidade de fonação utilizada pelas professoras em atividade docente.
Abstract: Objectives: To perform an integrative literature review about the vocal doses and the behavior of these measurements in different communicative situations and to test the interference of the use of voice amplification in the parameters of the vocal dose of teachers with dysphonia in the professional environment. Method:The integrative review was guided by the following question: "What are the types of vocal doses and what is the behavior of these measurements in different communicative situations?". For selection of the articles, the national and international literature, published in all languages, was searched, using MEDLINE, LILACS, IBECS and ISI (Web of Science) databases. Articles published over the last twenty one years (1995 to 2016) and available in full were included. To evaluate the interference of vocal amplifier use in the vocal dose of female teachers with dysphonia, 15 female and elementary school teachers from Belo Horizonte Public School, with a mean age of 38.6 years, were evaluated. Teachers used the voice dosimeter during lecture activity, in two different moments, one without and one with the use of the voice amplifier, with the same students and in the same classroom. The average recording time was 96 minutes. The phonatory data were stored in the portable unit of the voice dosimeter and analyzed through the equipment software (VoxLog). The intensity (dBSPL), the fundamental frequency (FO), the percentage of vocal fold vibration on the recording time (%), the phonation time (in seconds) and the vocal doses (cycle and distance doses) were analyzed. Results:On the integrative review, fifteenstudies met the established criteria. The majority of the articles studied teachers, once they belong a vulnerable group for dysphonia. The doses found were phonation percent, time dose, cycle dose, distance dose, energy dissipation dose and radiated energy dose. Comparing the vocal dose of dysphonic teachers with and without microphone, a statistically significant difference in intensity, fundamental frequency, cyclic dose and distance parameters were found. Conclusion:The vocal dose increase is associated to an excessive and prolonged voice use in teaching activity, to the environmental noise, the large prosodic variation in speech and the self-perception of vocal fatigue. Factors such as voice rest and use of voice amplifier indicate a decrease of vocal dose. The vocal amplification, however, does not change the amount of phonation used by teachers in teaching activity.
Subject: Voz
Disfonia
Amplificadores eletrônicos
Docentes
Medicina
Prega vocal
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AP5N94
Issue Date: 27-Jan-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_joana.pdf2.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.