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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Acidentes de trânsito ocorridos no sistema de transporte público de passageiros da região metropolitana de Belo Horizonte. 2012-2015.
Authors: Maria Beatriz de Oliveira
First Advisor: Eliane Costa Dias Macedo Gontijo
First Co-advisor: Maria da Conceicao Juste W Cortes
First Referee: Maria da Conceicao Juste W Cortes
Second Referee: Elza Machado de Melo
Third Referee: Roberto Marini Ladeira
Abstract: O estudo analisou os acidentes de trânsito ocorridos no Sistema de Transporte Metropolitano da Região Metropolitana de Belo Horizonte, entre 2012 e 2015, caracterizando os envolvidos, mapeando os acidentes por local, tipologia, grau de lesão e sistemas de transporte. Utilizou-se metodologia descritiva, tendo como instrumento de informação os dados provenientes dos Registros de Eventos de Defesa Social REDS, preenchidos no local do acidente, pela Polícia Militar ou Civil e registros extraídos da base de dados do Sistema da BHTRANS, denominado BH10 que foram utilizados para identificação dos locais com maior incidência de acidentes com ônibus do Sistema de Transporte Municipal de Trânsito da BHTRANS A Análise Espacial foi realizada por mapas temáticos e a Análise de Correspondência (AC). No Sistema REDS verificou-se 13.499 acidentes de trânsito com ônibus do STM - Sistema de Transporte Metropolitano da RMBH entre 2012 a 2015, que envolveram 26.854 pessoas, sendo 15.839 (58,98%) vítimas, representando uma vítima em cada 1,7 acidentes e distribuição média de 1.948 vítimas por ano, ocasionando 49 óbitos em 46 acidentes fatais. No Sistema BHTRANS foram registrados 22.301 acidentes, sendo 4.235 (18,99%) com vítimas. No Sistema de Transporte Metropolitano observou-se aumento da taxa de acidentes no período, variando de 4,5 a 7,2 por dez mil viagens. O perfil dos envolvidos apontou predomínio de homens (82,8%) entre 30 a 39 anos, enquanto as mulheres foram as principais vítimas (69%). Causas ligadas ao condutor foram responsáveis por (39,4%) dos acidentes, com expressivo aumento em 2015 (61,8%). Acidentes foram mais frequentes na segunda-feira, nos turnos da manhã e tarde. Ressalta-se que as lesões fatais ocorreram mais na madrugada, e por causas relacionadas aos veículos. Os meses de janeiro, maio e dezembro apresentaram as maiores frequências de acidentes com vítima, em torno de 23%. As avenidas Amazonas, Cristiano Machado e Presidente Antônio Carlos apresentaram maior risco de acidentes com óbito. Fatores relacionados com a via (2,9%) e ao veículo (0,9%) mostraram pequena participação. Mais da metade dos acidentes (67%) ocorreu por colisão e abalroamento. A análise de correspondência demonstrou associação significativa entre os acidentes com lesões graves e fatais e causas relacionadas ao veículo, enquanto os acidentes sem lesões aparentes estão associados aos fatores referentes à via ou ao condutor. Os desafios para o enfrentamento dos acidentes de transito incluem, abordagem intersetorial e interdisciplinar, com ênfase no cumprimento das leis, o investimento em infraestrutura viária segura nas rodovias e vias urbanas e controle do excesso de velocidade. Por sua magnitude, consequências socioeconômicas e estreita vinculação com o modo de vida da sociedade contemporânea, os acidentes de trânsito exigem a abordagem intersetorial e interdisciplinar. Faz-se necessário também um acompanhamento sistemático, com o estabelecimento de metas de redução dos acidentes na obtenção da redução do seu impacto sobre a saúde da população.
Abstract: The purpose of this study is to analyze traffic accidents reported by the Public Transport System in Belo Horizonte (Sistema de Transporte Metropolitano da Região Metropolitana de Belo Horizonte) from 2012 to 2015. We report the location, typology, degree of injury and transport systems of these accidents. Our method was a description of the data taken from the Social Civilian Defense Reports (Registros de Eventos de Defesa Social or REDS), which are forms that military or civil police officers fill in at the accident site, and from the BH10 registry (BHTRANS database), which were used to identify places with higher rates of accidents involving buses of the BHTRANS Public Transport System (Sistema de Transporte Municipal de Trânsito da BHTRANS). Thematic maps and correspondence analysis (CA) were applied for spatial analysis. The REDS data reported 13,499 traffic accidents involving buses of the Public Transport System (Sistema de Transporte Metropolitano da RMBH) between 2012 and 2015. There were 26,854 people involved in these accidents, of which 15,839 (58.98%) were victims, a rate of one victim for each 1.7 accidents and a mean distribution of 1,948 victims per year; there were 49 deaths in 46 accidents with fatalities. There was an increase in the accident rate during this study period in the Public Transport System, ranging from 4.5 to 7.2 per ten thousand bus trips. Those involved in these accidents were mostly male (82.8%) aged from 30 to 39 years; women were the main victims (69%). Bus drivers as the cause accounted for 39.4% of accidents, a significant increase compared to 2015 (61.8%). Accidents were more frequent on Monday mornings and afternoons. Fatal injuries occurred mostly close to dawn of vehicle-related causes. The highest rate of accidents with victims occurred in January, May and December (around 23%). The highest risk of accidents with fatalities was on avenues Amazonas, Cristiano Machado and Presidente Antônio Carlos. Road and vehicle-related factors accounted for 2.9% and 0.9% respectively. Over half of the accidents (67%) were due to collisions or crashes. Correspondence analysis showed a significant association between accidents with severe injuries or fatalities and vehicle-related causes, while accidents with no apparent injuries are associated with bus driver or road related factors. Challenges for dealing with traffic accidents include developing and intersectorial and transdisciplinary approach to emphasize law enforcement, investing in highway and city road infrastructure, and controlling speeding. Because of their magnitude, social and economic consequences, and their close relationship with contemporary life style, traffic accidents require an intersectorial and transdisciplinary approach. Furthermore, ongoing monitoring and establishing goals for reducing accidents are needed to reduce their impact on population health.
Subject: Veículos automotores
Causas externas
Acidentes de trânsito
Segurança
Medicina
Transportes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQAQTB
Issue Date: 15-Jul-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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