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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Bola em jogo entre Brasil e República Federal da Alemanha: cientificidade e modelagem pedagógica na formação de professores na Escola de Educação Física da UFMG (1963-1982)
Authors: Fernanda Cristina dos Santos
First Advisor: Meily Assbu Linhales
First Referee: Alexandre Fernandez Vaz
Second Referee: Cynthia Greive Veiga
Third Referee: Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
Abstract: Este estudo aborda a relação entre Brasil e República Federal da Alemanha, entre as décadas de 1960 e 1980, no que se refere à constituição de um modelo de ensino e de uma cientificidade para a formação de professores de Educação Física, mais especificamente na Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais (EEF-UFMG). O objetivo é compreender as contribuições de práticas, sujeitos e instituições alemãs para a conformação de um pensamento científico e pedagógico para a Educação Física brasileira nas décadas estudadas. Esse intercâmbio se fez possível por meio de acordos culturais e técnico-científicos propostos em função da necessidade que ambas as nações tinham de expandir suas políticas internacionais. Na busca pelos vestígios do passado, o Acervo do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef/UFMG) constituiu-se em lugar privilegiado para o trabalho de pesquisa. Nele foram examinados materiais didáticos entre eles filmes e programas de aula documentação referente a cursos de pós-graduação, cartilhas de campanhas, informativos, ofícios, correspondências e obras de autores alemães da Coleção Educação Física, da editora Ao livro Técnico. Além disso, como fonte de destaque para essa pesquisa, foi utilizado o relatório produzido pela professora alemã Listelott Diem denominado Sportförderung in Brasilien: Bericht über die Förderung dês Sports in der Föderativen Republik Brasilien durch die Bundesrepublik Deutschland 1963 bis 1982, que aborda a promoção do esporte no Brasil entre os anos mencionados. Para além das fontes localizadas no acervo do Cemef/UFMG, foram realizadas entrevistas com professores da EEF-UFMG que participaram de maneira direta em diferentes movimentos promovidos pelo convênio teuto-brasileiro. A mobilização desse conjunto documental permitiu compreendermos a dinâmica dessa marcada presença alemã na Escola e também em projetos realizados pela prefeitura da capital mineira. Nesse sentido, pode-se dizer que as proposições trazidas pelos professores do país europeu se configuraram como importante lugar de aporte para as práticas pedagógicas e científicas constituídas naquela instituição, especialmente a partir de fins da década de 1970. Foi possível compreender que a modelagem pedagógica que foi se desenhando e legitimando na EEF-UFMG a partir de um espectro amplo de contribuições alemãs relacionava-se prioritariamente a um modo de ensinar ancorado numa ênfase da produção científica sistematizada, com valorização das ferramentas de experimentação, mensuração e esquadrinhamento do gesto motor e das capacidades físicas, que estavam prioritariamente relacionados ao treinamento esportivo. Pode-se afirmar, ainda, que tal movimento produziu uma espécie de enraizamento no modo como essa Escola e a formação de seus professores passaram a operar, especialmente a partir de fins da década de 1980.
Abstract: This study approaches a relation between Brazil and Federal Republic of Germany, between the 1960s and 1980s, regarding the process of constitution of a teaching model and a scientificity for the formation of Physical Education teachers, more specifically in the School Of Physical Education of the Federal University of Minas Gerais (EEF-UFMG). The objective was to understand the contributions of German practices, subjects and institutions to the conformation of a scientific and pedagogical thought for the Brazilian Physical Education in the decades studied. This exchange was made possible through cultural and technical-scientific agreements proposed in view of the need for both nations to expand their international policies. In the search of past vestiges, the Center for Memory of Physical Education, Sports and Leisure (Cemef / UFMG) was a privileged place for research work. In it were examined didactic materials among them films and class programs documents related to postgraduate courses, educational campaigns, newsletters, correspondence and works by German authors of the Coleção Educação Física, from the publishing company Ao Livro Técnico. Moreover, as a leading source for this research, was used the report produced by the German teacher Listelotte Diem called Sportförderung in Brasilien: Berich 9uber die Förderung des Sports in der Föderativen Republik Brasilien durch die Bundesrepublik Deutschland 1963 bis 1982, which deals with the promotion of Sport, in Brazil, between the years mentioned. Beyond the sources located in the Cemef / UFMG collection, interviews were conducted with teachers from the EEF-UFMG who participated directly in different movements promoted by the german-brazilian agreement. The mobilization of this documentary set allowed us to understand the dynamics of this marked German presence in the School and also in projects carried out by the city hall of Minas Gerais. In this sense, it can be said that the propositions brought by the teachers of the European country were configured as important contribution to the pedagogical and scientific practices constituted in that institution, especially from the end of the 1970s. It was also possible to understand that the pedagogical modeling that was designed and gaining legitimacy in the EEF-UFMG, from a broad spectrum of German contributions, was mainly related to a way of teaching anchored in a systematized scientific production, with valuation of the experimentation tolls, measurement and scanning of the motor gesture and the physical capacities, that emphasized the sports training. It can be said that this movement produced a kind of new rootedness in the way in which this School and the formation of its teachers started to operate especially from the end of the 1980s.
Subject: Professores de educação física Formação
Educação física História
Educação
Educação Historia
Professores de Educação fisica
Educação internacional Brasil Alemanha
Relações entre civis e militares
Cooperação intelectual Brasil Alemanha
Governo militar Educação História
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AQQJLK
Issue Date: 9-Jun-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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