Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASEE6H
Type: Tese de Doutorado
Title: A servitização no setor primário: ocorrência e intensidade das ofertas de PSS na cafeicultura de Minas Gerais
Authors: Rebecca Impelizieri Moura da Silveira
First Advisor: Noel Torres Junior
First Referee: Marcelo Bronzo Ladeira
Second Referee: Ricardo Silveira Martins
Third Referee: Marcelo de Rezende Pinto
metadata.dc.contributor.referee4: Rafael Teixeira
Abstract: Esta tese teve como principal objetivo compreender como se dá a prática da servitização no setor primário, por meio da identificação da ocorrência e intensidade das ofertas de sistemas produto-serviço (PSS). Para isso, foram pesquisadas cooperativas e empresas fornecedoras de insumos e maquinários agrícolas para o cultivo do café em duas regiões de Minas Gerais: a Zona da Mata e o Cerrado. Esses serviços foram categorizados em uma nova tipologia, a Tipologia Convergente, que aproxima duas categorizações de PSS preexistentes para a manufatura. Por meio de tal tipologia, tem-se uma maior estratificação das ofertas, evidenciando-se tanto a complexidade, quanto a orientação dos serviços disponibilizados ao cliente. Além disso, nove oportunidades de oferta de serviços, nos momentos pré-venda, durante a venda, e pós-venda, foram utilizadas como referencial para a identificação dos serviços vinculados aos bens comercializados. Avaliaram-se, ainda, aspectos referentes aos bens comercializados no PSS e ao relacionamento estabelecido entre fornecedores do serviço e clientes como facilitadores da prática. Como resultados, tem-se que houve predominância das empresas do ramo de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas como provedoras do maior número de serviços ao produtor rural, assim como do maior aproveitamento das oportunidades de oferta de serviços e de maior servitização. Para esse ramo de empresas, não foram identificados aspectos relacionados aos bens que impedissem oportunidades de oferta ou limitassem certos tipos de serviços, o que fez com que pudessem ter uma gama de serviços orientados aos bens. Por outro lado, para o ramo de insumos agropecuários, as empresas pesquisadas destacaram limitações acerca dos bens comercializados para a oferta de serviços de instalação, manutenção, adaptações e aprimoramento. Quanto às ofertas de PSS, pode-se perceber que existe predominância da oferta de serviços tidos como básicos para os dois ramos pesquisados, tal como a literatura identifica para a manufatura. Contudo, essas ofertas concentram-se em uma orientação para uso, o que, conforme a Tipologia Convergente, são mais complexos do que aqueles básicos orientados aos bens. Assim, não foram identificados serviços considerados mais avançados, os serviços operacionais orientados a resultados, em nenhuma das empresas pesquisadas, sendo que nenhuma delas apresentava também a estrutura necessária para tanto (integração de sistemas, rotinas e procedimentos com o cliente). Ademais, os fatores ligados ao relacionamento que foram recorrentes nas empresas mais servitizadas foram: i) interação frequente com o cliente; ii) troca de informações com o cliente ocorrendo em tempo real; iii) o papel do cliente é conhecido e explícito na relação; iv) o principal papel do cliente é ser coprodutor para a oferta de bens e serviços; v) o posicionamento da empresa com o cliente é de promover a interação e desenvolver PSS conjuntamente; vi) disposição a realizar um número superior de adaptações dada a necessidade do cliente. Reconhecem-se as limitações do estudo, dados o número reduzido de empresas e o recorte na primeira etapa da cadeia de suprimentos. Entretanto, o estudo contribui como direcionador para práticas gerenciais, especialmente para empresas com limitações relacionadas aos bens comercializados.
Abstract: This thesis aims to understand how the servitization is practiced in the primary sector by identifying the occurrence and intensity of the product-service system (PSS) offerings. For this, we searched for cooperatives and suppliers of agricultural inputs and machinery for the cultivation of coffee in two regions of Minas Gerais: Zona da Mata and Cerrado. These services were categorized into a new typology, the Convergent Typology, which approximates two preexisting PSS categorizations for manufacturing. By means of such typology, there is a greater stratification of the offers, evidencing both the complexity and the orientation of the services made available to the client. In addition, nine opportunities to offer services, in the pre-sale, during the sale, and after-sales moments, were used as a reference for the identification of the services linked to the goods traded. It was also evaluated aspects related to the goods traded in the PSS and the relationship established between service providers and clients as facilitators of the practice of servitization. As a result, there has been a predominance of companies in the field of machinery, equipment and agricultural implements as providers of the greatest number of services to the rural producer, as well as greater use of the opportunities offered by services and greater service. For this branch of business, aspects related to goods that could be a barrier to supply opportunities or limited certain types of services were not identified, which allowed them to have a range of goods-oriented services. On the other hand, for the sector of agricultural inputs, the companies surveyed highlighted limitations on the goods traded for the provision of installation, maintenance, adaptation and improvement services. As for the PSS offerings, it can be seen that there is a predominance of services offered as basic for the two surveyed sectors, as the literature identifies for the manufacturing. However, these offers focus on an orientation to use, which, according to the new Convergent Typology, are more complex than basic goods oriented. Thus, no services considered more advanced, such as operational services oriented to results, were identified in any of the companies surveyed. None of them also had the necessary structure to support it (systems integration, routines and procedures with the client). In addition, the factors related to the relationship that were recurrent in the most served companies were: i) frequent interaction with the client; ii) exchange of information with the client occurring in real time; iii) the role of the client is known and explicit in the relationship; iv) the customer's main role is to be a co-producer for the supply of goods and services; v) the positioning of the company with the client is to promote interaction and develop PSS together; vi) willingness to perform a greater number of adaptations given the customer's needs. The limitations of the study are recognized, given the small number of companies and the selection of only the first stage of the coffee supply chain. However, the study contributes as a guide to managerial practices, especially for companies with limitations related to traded goods.
Subject: Clientes Contato
Administração
Serviço ao cliente Minas Gerais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASEE6H
Issue Date: 30-May-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rebecca_vers_ofinalago2017.pdf3.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.