Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ATHMFW
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Avaliação da hibridização de um veículo nacional compacto utilizando arquitetura paralela de eixos separados
Authors: Rafael Átila Silva
First Advisor: Igor Amariz Pires
First Referee: Fabricio Jose Pacheco Pujatti
Second Referee: Helder de Paula
Third Referee: Braz de Jesus Cardoso Filho
Abstract: A sociedade moderna se torna cada dia mais dependente da mobilidade, sendo os veículos leves a opção principal adotada, o têm provocado sérios impactos. O volume de veículos do setor de transporte somado ao do setor automobilístico é responsável por níveis de emissão de gases de efeito estufa que quase se igualam aos provocados pela indústria. As consequências podem ser percebidas por indicadores de saúde pública, principalmente com as despesas financeiras para tratar das doenças causadas por essa poluição. Os veículos elétricos híbridos surgem como opção intermediária entre oveículo convencional de motor de combustão e o veículo elétrico, para acelerar o processo de redução de emissão e de consumo. Porém, os custos da tecnologia eleva o preço dos veículos híbridos em relação aos convencionais. Sendo assim, este trabalho propõe avaliar a redução de consumo de combustível de um veículo convencional com características de um nacional compacto de 999cc. Com o intuito de minimizar as alterações no veículo, a proposta é realizar a hibridização por meio da arquitetura paralela de eixos separados, Paralela-ES, fazendo uso de uma máquina de indução de nove fases como motor do sistema de tração elétrica, integrado ao eixo traseiro do veículo. Este trabalho utiliza ciclos de condução adotados pela norma brasileira e umciclo de condução urbano real, medido em um dos principais corredores de Belo Horizonte MG. O veículo convencional foi modelado e simulado no software ADVISOR, e a partir disso, foram realizados testes de desempenho e consumo entre o veículo real e o simulado. Tendo posse do modelo do veículo convencional, foram realizadas modificações para implementar o modelo do veículo hibridizado, e com isso, avaliar os ganhos obtidos com redução no consumo, eficiência e emissão de poluentes. Por fim, é realizada uma comparação entre os veículos hibridizados pela arquitetura Paralela-ES, e pela paralela de assistência, Paralela-SA.
Abstract: Modern society is becoming more and more dependent on mobility, with light vehicles being the main option adopted, which has caused serious impacts. The volume of vehicles in the transport sector added to that of the automobile sector is responsible for levels of greenhouse gas emissions that are almost equal to those caused by the industry. The consequences can be perceived by public health indicators, mainly with the financial expenses to treat the diseases caused by this pollution. Hybrid electric vehicles come as an intermediate option between the conventional combustion engine vehicle and the electric vehicle, to accelerate the process of reducing emissions and consumption. However, the costs of technology raise the price of hybrid vehicles overconventional ones. Thus, this work proposes to evaluate the reduction of fuel consumption of a conventional vehicle with characteristics of a compact national of 999cc. In order to minimize the changes in the vehicle, the proposal is to perform the hybridization through the parallel hybrid architecture of separate axes, known in the literature by Through-The-Road Parallel, making use of a nine-phase induction machine as the motor of the electric traction system, integrated to the rear axis of the vehicle.This work uses driving cycles adopted by the Brazilian standard and a real urbanriving cycle, measured in one of the main corridors of Belo Horizonte - MG. The conventional vehicle was modeled and simulated in the software ADVISOR, and from this, performance and consumption tests were performed between the real and the simulated vehicle. Taking ownership of the conventional vehicle model, modifications were made to implement the hybrid vehicle model, and with that, to evaluate the gains obtained with reduction in consumption, efficiency and emission of pollutants. Finally, a comparison is made between the vehicles hybridized by the Parallel-TTR architecture, and the Start and Assistance Parallel, Known as Parallel-SA.
Subject: Veículos
Motores de combustão interna
Máquinas elétricas de indução
Engenharia elétrica
Carros elétricos híbridos
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ATHMFW
Issue Date: 20-Feb-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___rafael__tila_silva_vf_bu.pdf6.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.