Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AU8K68
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dc.contributor.advisor1Maria Lucia Castanheirapt_BR
dc.creatorElizabeth Maria da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T21:04:31Z-
dc.date.available2019-08-11T21:04:31Z-
dc.date.issued2017-11-24pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AU8K68-
dc.description.abstractSituated in the scope of studies on academic literacy, this thesis arises from the desire to examine contexts of production and circulation of texts read and produced in the academic field, considering the literacy practices to which they are related. For this, I developed an investigation with the aim of exploring the meanings of academic literacy in two specific contexts: Pedagogy and Psychology courses at the Federal University of Minas Gerais (UFMG). I focused particularly on how professors and students in these courses characterized theliterate actions (CASTANHEIRA; GREEN; DIXON, 2007) developed in theclassroom: reading, requesting, producing and evaluating written texts. For this, I considered the assumptions of the New Literacy Studies (NLS) group (GEE, 1996 [1990]; STREET, 1984, 1993) and the Academic Literacies (LEA; STREET, 1998). Based on the vision of reading and writing as social practices. Adopting principles of the qualitative approach (BOGDAN; BIKLEN, 1994) and exploring elements of an ethnographic perspective (GREEN, BLOOME, 1995), I developed semi-structured interviews (SPRADLEY, 1979; PATAI, 1988) with professors and students, and examined texts written by students. By exploring such data sources, based on discursive choices (IVANIC, 1994) and on contextualizationcues (GUMPERZ, 2002 [1982]), I showed that the literate actions(CASTANHEIRA; GREEN; DIXON, 2007) characterized by the participants are aligned, with different nuances, to a schooling literacy practice. Data analysis showed that, althought participants referred to different genres of discourse, when texts were introduced in class, they were transformed into objects of teaching: the students read or write to achieve, in general, certain pedagogical objectives, defined by the professor, privileged reader of the texts, who read them, in most cases, to evaluate the students' learning. I reflected that schooling of texts, while unavoidable, is not in itself a negative thing, but it is how it happens that can be productive or not. Finally, I pointed out the "teaching critical genre awareness" pedagogy (DEVITT, 2009), as well as the establishment ofinterdisciplinary dialogue as viable alternatives to explore reading and writing as social practices, contributing to the expansion of students and professors academic literacies.pt_BR
dc.description.resumoSituada no âmbito dos estudos sobre letramentos acadêmicos, esta tese surge a partir do desejo de examinar os contextos de produção e circulação dos textos lidos e produzidos no âmbito acadêmico, considerando as práticas de letramento às quais estão relacionados. Para tal, desenvolvi uma investigação com o objetivo de explorar os significados dos letramentos acadêmicos em dois contextos específicos: cursos de Pedagogia e Psicologia da UniversidadeFederal de Minas Gerais (UFMG). Focalizei, particularmente, como professores e alunos desses cursos caracterizavam as ações letradas (CASTANHEIRA; GREEN; DIXON, 2007) desenvolvidas em sala de aula: ler, solicitar, produzir e avaliar textos escritos. Adotei como referencial teórico os pressupostos norteadores dos Novos Estudos do Letramento NEL (GEE, 1996 [1990]; STREET, 1984, 1993) e da abordagem dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998). Ancorada na visão de leitura e escrita enquanto práticas sociais, explorei, com base na abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e em alguns princípios da perspectiva etnográfica (GREEN; BLOOME, 1995), entrevistas semi-estruturadas (SPRADLEY, 1979; PATAI, 1988) realizadas comos participantes referidos, bem como textos produzidos pelos discentes. Ao explorar tais fontes de dados, com base em escolhas discursivas (IVANIC, 1994) e em pistas de contextualização (GUMPERZ, 2002 [1982]), evidenciei que as ações letradas (CASTANHEIRA; GREEN; DIXON, 2007) caracterizadas pelos participantes estão alinhadas, com diferentes nuances, a uma prática de letramento escolarizada. Os textos lidos e produzidos, em salas de aula da academia, parecem ser escolarizados, pois, ainda que nomeados com termos que remetem a diferentes gêneros do discurso, quando introduzidos nas aulas, são transformados em objetos de ensino: os alunos leem ou escrevem paracumprirem, em geral, determinados objetivos pedagógicos, definidos pelo professor, leitor privilegiado dos textos, que os lê, na maioria das vezes, para avaliar a aprendizagem dos discentes. Ponderei que a escolarização dos textos, embora inevitável, não é, por si só, algo negativo, mas é o modo como ela acontece que pode ser, ou não, produtivo. Indiquei, finalmente, a pedagogia de ensino para consciência crítica de gênero (DEVITT, 2009), bem como o estabelecimento de diálogo interdisciplinar como alternativas viáveis para explorar a leitura e a escrita enquanto práticas sociais, contribuindo com a ampliação dos letramentos acadêmicos dos docentes e discentes.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAções letradaspt_BR
dc.subjectContexto acadêmicopt_BR
dc.subjectLetramentos acadêmicospt_BR
dc.subjectPráticas de letramentopt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherEscritapt_BR
dc.subject.otherLinguagem e educaçãopt_BR
dc.titleUm estudo de caso da escolarização de textos lidos e produzidos em contexto acadêmicopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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