Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AVCMVZ
Type: Tese de Doutorado
Title: A repetência e a reprovação na escola graduada, em Minas Gerais, nas primeiras décadas do século XX
Authors: Fernanda Cristina Campos da Rocha
First Advisor: Maria Cristina Soares de Gouvea
First Referee: Ana Maria de Oliveira Galvao
Second Referee: Monica Yumi Jinzenji
Third Referee: Rosa Fatima de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Vera Lucia Gaspar da Silva
metadata.dc.contributor.referee5: Flavia Pereira Xavier
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi investigar os fenômenos da reprovação e da repetência escolar, em Minas Gerais, nas primeiras décadas do século XX. Este trabalho insere-se no escopo dos estudos da história da escolarização, principalmente sobre a produção de uma nova cultura escolar no estado, fundada na escola graduada, na qual esses dois fenômenos se consolidaram. O interesse aqui foi: analisar as práticas escolares sobre a reprovação e a repetência escolar, buscando compreender como elas eram pensadas e vivenciadas em um grupo escolar mineiro: o Grupo Escolar Paula Rocha, na cidade de Sabará; estabelecer as relações entre o tempo escolar, prescrito na legislação do ensino, e a efetiva trajetória dos alunos; identificar os processos de avaliação e como eles se davam, na busca de uma compreensão das promoções ou não promoções dos alunos para o ano subsequente do ensino; e analisar a produção e circulação dos diferentes discursos sobre as temáticas. Para alcançar os objetivos propostos, o corpus documental utilizado foi: legislação educacional, programas de ensino, relatórios de direção e inspeção, atas de exames, termos de promoção, livros de matrículas, dicionários da Língua Portuguesa, a Revista do Ensino e o Jornal Minas Geraes. A abordagem analítica centrou-se, principalmente, nos estudos sobre a cultura escolar, com destaque para os trabalhos de Chervel (1990, 1998) e Julia (2001). Os resultados da pesquisa indicaram que, com a instituição da escola graduada, foram construídas novas representações e expectativas sobre a aprendizagem do aluno, ou seja, o que ele deveria saber para ser promovido, ou não, ao ano subsequente, assim como para ser aprovado, ou reprovado, nos exames finais. Com a criação dos grupos escolares, ocorreu uma separação física dos alunos por anos escolares, além de uma regulação mais sistemática do tempo de aprender, com um Programa de Ensino separado por semestres, o qual deveria ser ministrado pelos professores, em cada período escolar. A análise documentalevidenciou a complexidade dos fenômenos, não sendo possível apontar uma única causa para sua ocorrência. Entre os motivos da reprovação e da repetência escolar, estavam o extenso Programa de Ensino, a pouca idade dos alunos e o seu baixo desempenho. Evidenciou-se que, inicialmente, a repetência não foi encarada como um problema educacional, tomando novos contornos em meados da década de 1920, em que predominaram, no discurso educacional, os saberes embasados pela psicologia. Compreender como, ao longo da história da escola graduada, a reprovação e a repetência escolar foram naturalizadas e incorporadas a um modelo escolar colaborou para a reflexão e problematização de uma questão ainda tão atual.
Abstract: The aim of this research was to investigate the phenomena of school failure and retention, in Minas Gerais, in the first decades of the 20th century. This work is part of the studies on schooling history, mainly the creation of a new school culture in the state, based on graded school, in which these two phenomena are consolidated. Our interest was: to analyze the school practices of failure and retention, aiming to understand how they were thought and lived in a grupo escolar in Minas Gerais- the Grupo Escolar Paula Rocha, in the town of Sabará; to establish the relations between school time, prescribed in the education legislation, and the actual students trajectories; to identify the processes of evaluation and how they were applied, so as to understand students retention or approval for the next school year; and analyze the production and circulation of different discourses on the themes. So as to reach the proposed objectives, the corpus used was: educational legislation, teaching programs, reports from principals and inspectors, minutes from exams, promotion reports, enrollment books, Portuguese language dictionaries, the Revista do Ensino, and the Jornal Minas Geraes. The analytical approach was centered, mainly, on the studies on school culture, especially the works of Chervel (1990, 1998) and Julia (2001). The results of the research indicate that, with the establishment of graded school, new representations and expectation on student learning were built, that is, what the student should know to be promoted, or not, to the subsequent year, as well as to be approved, or reproved, in the final exams. With the creation of grupos escolares, there was a physical separation of students by school grades, and a more systematic regulation of a learning time, with a Teaching Program separated by semesters, which should be followed by teachers in each school period. The document analysis showed the complexity of the phenomena, making it impossible to point to a sole cause to their occurrence. Among the reasons for failure and retention, there were the long Teaching Program, students young age, and their low achievement. This work showed that, initially, the retention was not seen as an educational problem, getting new contours around the 1920s, when there is predominance, in the educational discourse, of psychology-based knowledge. To understand how, throughout the history of graded school, school failure and retention were naturalized and incorporated to school model has helped to reflect and problematize an issue that is still relevant nowadays.
Subject: Educação
Educação História Minas Gerais Séc XX
Repetência
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AVCMVZ
Issue Date: 14-Dec-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_fernanda_rocha_.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.