Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWCM76
Type: Tese de Doutorado
Title: Carência de professores licenciados em Matemática em Corrente: um estudo a partir das representações sociais
Authors: Flavio de Ligorio Silva
First Advisor: Cristina de Castro Frade
First Referee: Samira Zaidan
Second Referee: Eliane Scheid Gazire
Third Referee: Plinio Cavalcanti Moreira
Abstract: O fenômeno da carência de professores licenciados em matemática em Corrente, cidade localizada no extremo sul do Piauí, é o objeto de investigação desta tese. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que participaram um grupo de onze docentes atuantes em escolas públicas da região, subdivididos entre professores e gestores. Partiu-se, inicialmente, da apresentação de informações de interesse sobre a municipalidade e dados históricos sobre a educação piauiense, da colonização à redemocratização em 1985, com vistas a estabelecer a descrição do cenário de investigação. A carência de professores licenciados em matemática em Corrente foi observada sob a ótica da teoria das representações sociais de Moscovici, considerando sua abordagem processual, e Jodelet (2001), adotada como referência principal, além de outros autores. Foram estabelecidos como pressupostos os estudos sobre a profissão e a condição docente, atratividade profissional, a adequação da formação dos professores, a precarização de suas condições de trabalho, a escassez de professores, bem como análises de outros autores sobre planos que normatizam, em situações particulares, a carreira do magistério em instituições públicas de ensino, em outros contextos. Para a produção de dados, priorizaramse as narrativas produzidas pelos atores em entrevistas não-estruturadas e semiestruturadas, com posterior análise de conteúdo, tal como preconizado por Bardin (2016). Os resultados encontrados mostraram um conjunto de representações sobre a carência, vinculando-a a outras representações, tais como a concepção da docência como trabalho parcial e fonte de renda complementar, a questão da sua baixa atratividade profissional, bem como a formação improvisada de muitos professores que ensinam matemática na região. Têm-se, ainda, o descompasso entre as opções de formação e o mercado de trabalho locais, a desvalorização dos professores e do trabalho que exercem, o uso do emprego público de professor para controle da máquina pública e hegemonia da classe política governante numa situação de clientelismo, personalismo e fisiologismo políticos, dentre outros. Tais representações ancoram-se, ainda, numa visão negativa de matemática e seu ensino, objetivada sob o signo do bicho-de-setecabeças ou bicho-papão, bem como evidenciaram concepções de ensino-aprendizagem atreladas à pedagogia centrada no professor, tal como teorizado por Becker (2012a).
Abstract: The phenomenon of the teachers licensed in mathematics lack in Corrente, a city in the extreme south of Piaui, is the object of investigation of this thesis. This is a qualitative research, involving a group of eleven teachers working in public schools in the region, subdivided between teachers and managers. Initially, information about the municipality and historical data on the education of Piaui, from colonization to redemocratization in 1985, was presented with the purpose of establishing the description of the research scenario. The mathematics teachers lack in Corrente was observed from the perspective of Moscovicis theory of social representations, considering his procedural approach, and Jodelets (2001), adopted as the main reference, in addition to other authors. Studies on the career and the teaching condition were established as presuppositions, evidencing the question of the replacement and professional attractiveness, the adequacy of teacher training, the precariousness of its working conditions, shortage of teachers, as well as the analysis carried out by other authors on the plans that regulate the teaching career in the public institutions, in other contexts. For the obtaining of data, the narratives produced by the subjects in unstructured and semi-structured interviews were prioritized, with a subsequent content analysis as recommended by Bardin (2016). The results showed a set of representations about the lack, linking it to other representations, such as the conception of teaching as partial work and source of complementary income, the question of its low professional attractiveness, as well as the improvised formation of many teachers who teach mathematics in the region. There are also mismatch between local training options and the labor market, the depreciation of teachers and the work they do, the use of public employment to control the public machine, and the hegemony of the ruling political class in a situation of political patronage, personalism and physiology, among others. These representations are also anchored in a negative perspective of mathematics and its teaching, objectified under the sign of the "seven-headed bug" or "boogeyman", and evidenced the teaching-learning conceptions linked to the teacher centered pedagogy, as theorized by Becker (2012a).
Subject: Escolas publicas
Educação
Licenciatura
Professores Formação
Professores de matemática Formação
Representações sociais
Professores Satisfação no trabalho
Professores Ambiente de trabalho
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWCM76
Issue Date: 9-Jan-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_versao_16.pdf4.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.