Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWNNCZ
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cassio Maldonado Turrapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Luciana Soares Luz do Amaralpt_BR
dc.contributor.referee1Adriana de Miranda Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Ana Paula de Andrade Veronapt_BR
dc.creatorGustavo Facundo Niño Niñopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T15:36:38Z-
dc.date.available2019-08-09T15:36:38Z-
dc.date.issued2017-12-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWNNCZ-
dc.description.abstractSome questions are addressed about the stability and meaning of belonging to a given educational group over time. It was estimated that due to the expansion in the education system and the substantive improvement of the educational profile of the Brazilian population in the period 1982-2012, there were important variations in the socioeconomic composition of the educational groups, which ended up affecting the meaning associated with higher or lower educational level. For the analysis, general aspects of the population, such as sex, race, as well as the occupation, income and household characteristics were considered from the Household Sample Survey (PNAD). The results obtained in this thesis show positive changes in the educational profile of the population and that each of the educational groups experienced important variations in their socioeconomic composition. More important in the findings was that the level, pattern, or even the meaning of the educational gradient were affected or substantially dilutedpt_BR
dc.description.resumoSão levantadas algumas perguntas que colocaram entredito a estabilidade e significado do pertencimento à determinado grupo educacional ao longo do tempo. Estimou se que devido à expansão no sistema de ensino e a melhoria substantiva do perfil educacional da população brasileira no período 1982-2012, houve importantes variações na composição socioeconômica dos grupos de escolaridade, que acabaram afetando o significado associado á maior ou menor nível educacional. Foram considerados para a análise, aspectos gerais da população, como sexo e pertencimento racial, além das condições de trabalho, rendimentos e habitação provenientes da Pesquisa por Amostra de Domicílios, PNAD. Os resultados alcançados nessa dissertação mostram mudanças positivas no perfil educacional da população e que cada um dos grupos educacionais sofreu importantes variações na sua composição socioeconômica. Maior destaque nos achados foi que o nível, padrão, ou inclusive o significado do gradiente resultasse afetado ou diluiu-se substancialmentept_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGradientept_BR
dc.subjectHeterogeneidadept_BR
dc.subject.otherDemografiapt_BR
dc.subject.otherEducação Aspectos demográficospt_BR
dc.subject.otherEscolaridade Brasilpt_BR
dc.titleHeterogeneidade intra e intergrupos de escolaridade no Brasil, 1982-2012pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_vers_o_definitiva_2.pdf1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.