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Type: Tese de Doutorado
Title: O jogo (da estratégia) já começou!: as configurações da máquina de saber-poder em uma distribuidora de alimentos
Authors: Edson Antunes Quaresma Júnior
First Advisor: Alexandre de Padua Carrieri
First Referee: Rafael Diogo Pereira
Second Referee: Denis Alves Perdigão
Third Referee: Daniel Lanna Peixoto
metadata.dc.contributor.referee4: Eloisio Moulin de Souza
Abstract: Na busca por garantir resultados estratégicos, uma nova forma de gerenciar as atividades de unidades de distribuição é repassada pela Companhia. O objetivo desta tese se insere nesse contexto, para evidenciar e descrever as estratégias de atualização do saberpoder em uma distribuidora, localizada na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais. Entre esses saberes-poderes podem ser elencadas a estratégia organizacional como campo teórico e a estratégia da fornecedora como campo empírico. Uma vez que os primeiros saberes-poderes são partes dos estudos sobre organizações, buscou-se nos seus contatos iniciais com Michel Foucault uma construção capaz de, em conexão com a interpretação deleuziana da analítica foucaultiana, iluminar um traço diagramático, um guia. Nesse processo, verificou-se ser esse norte pressuposto por saberes o delimitador do campo das organizações para o gestor, mas também do próprio conhecimento da gestão nas décadas de 1970 e 1980. Daí ser pressuposto por organizações contemporâneas que tangenciam os estudos sobre organizações ora através de sua ênfase dupla sobre suas estrelas e campeões contrapondo-se a multidões, ora através de formas organizacionais que buscam evidenciar que a gestão tendencia ao colapso. Observou-se, também, que o conhecimento sobre a estratégia se condensa em um saber gerencialista, processual, prático, ou ordinário. Tendo em face essas atualizações iniciais, foi possível, por contraste, ver uma estratégia que tem como objeto as próprias forças que separam epistemologicamente as figuras que permeiam o saber da estratégia organizacional. Essas figuras que, ao participarem do cotidiano se atualizam na máquina do saber-poder da distribuidora. A trama relatada se desenvolveu no momento em que a fornecedora tenta inserir nessa máquina um programa, um jogo, cujo elo fundamental é o gestor, previsto como configurador das atividades. A partir desse ponto, saberes gerencialistas ou não, mas autorrecorrentes, cíclicos, passaram a se atualizar por meio de gerencialismos e táticas. Ao final do estudo, percebeu-se a existência de quatro alternativas que consideram as próprias forças de afetar e ser afetado, sendo duas pelo prisma gerencialista: configurar a máquina e adaptar a ela o saber do jogo, e inovar criando formas melhores de também adaptar a ela o conhecimento gerencialista; e dois pelo viés ordinário, que se mantendo no mesmo traço diagramático demonstraram, em seu afetamento, uma condição de não legitimidade para o saber gerencialista: configurar o próprio jogo de saber-poder e enviá-lo de volta, mudando as configurações da forma gerencial da Companhia, e configurar a máquina de forma distinta daquela sugerida pelo saber gerencialista, mas no local. No entanto, concluiu-se por um quinto caminho: o relativo à gestão ordinária, à qual, por sugerir o enfoque sobre objetos discursivos, este estudo dá continuidade. Cabe ao gestor ordinário, não ter como referência o afetar ou receber afeto, mas o som do vazio oriundo das relações de forças do fora. Sobressaindo-se em todos os movimentos, percebeu-se a primazia desse murmúrio constante sobre os demais poderes: a resistência.
Abstract: Seeking to ensure strategic outcomes, a new mean of managing the distribution units activities is transferred by Company. The purpose of this thesis is inserted in this context, to highlight and describe the update of power-knowledge strategies in a reseller, located in Montes Claros city, in Minas Gerais state. Among these power-knowledges can be listed organizational strategy as theoretical field and the supplier\ reseller strategy as empirical field. Once the first knowledge-powers are part of the studies about organizations, we sought in their initial contacts with Michel Foucault a construction capable of, in connection with Deleuze's interpretation of Foucault's analytical, illuminate a diagrammatic trace, a guide. In the process, that conductor has been found presupposed by knowledges delimiting the organizations ground for the manager, but also the very knowledge of management in the 1970s and 1980s. Hence it is presupposed by contemporary organizations, which are tangent of studies on organizations either through of its dual emphasis on their stars and champions in contrast with the crowds, now through of organizational forms that seek to show the management trend to the collapse. It was noted also that the knowledge of strategy condenses into a managerial, procedural, practical, or "ordinary" form. In face of these initial updates, it was possible, by contrast, perceive a strategy that has as its object the very forces, which separate epistemologically the figures pervading the knowledge of "organizational strategy". These figures that when participate in the everyday, are updated in the reseller "machine" of power-knowledge. The reported plot developed at the moment when the supplier tries to insert a program at this machine, a "game", whose main link is the manager, provided as the activities configurator. From that point, managerial knowledge or not, but self-recurrent, cyclic, the knowledge began to update through of managerialism and tactics. At the end of the study, it was noticed the existence of four alternatives that consider the very forces of affecting and being affected, two of them by the managerialist perspective: set up the machine and adapt to it the knowledge of the game, and innovate by creating better ways to also adapt to it the managerialist knowledge; and two by the ordinary perspective, which remained at the same diagrammatical trait demonstrated in their affecting and being affected condition, but as a state of no legitimacy to the managerialist knowledge: to configure the own game of power-knowledge and send it back by changing the settings of the Companys management form and set up the machine differently of the suggested by the managerialist know but on site. However, it was concluded by a fifth path: the relative to ordinary management, which, by suggesting the focus on discursive objects, this study continues. Thus the ordinary manager cannot have as reference the affect or receiving affection but the sound of emptiness from relational forces of the outside. Surpassing on all the movements, it was realized the primacy of this constant murmur over the other powers: the resistance.
Subject: Planejamento empresarial
Comportamento organizacional
Gestão de empresas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWNNR7
Issue Date: 29-Aug-2016
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