Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWWNEX
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Entre a teoria e a prática: o contexto de atuação dos estagiários, sob a ótica das instituições contratantes e dos egressos do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais
Authors: Maria Juliana Nunes da Silva
First Advisor: Ivana Denise Parrela
First Referee: Renato Pinto Venancio
Second Referee:  Renato Tarciso Barbosa de Souza
Abstract: O curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG foi iniciado em 2009 como forma de suprir necessidades sociais, no que tange ao direito à informação e à memória, entre outras. Entretanto tem-se pouca informação sobre os aspectos desse mercado profissional em formação. Com poucas turmas formadas, torna-se dificultoso levantar esse panorama, mas desde o início do curso houve uma grande demanda das instituições por estagiários, sinalizando indícios a serem pesquisados. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho foi conhecer o contexto de atuação dos estagiários do curso de Arquivologia da UFMG, sob a ótica das instituições contratantes, no que concerne a alguns conceitos e práticas, e dos egressos do curso, a fim de identificar possíveis implicações no mercado de trabalho para o arquivista no tocante à sua inserção, reconhecimento e visibilidade do seu trabalho. A importância da pesquisa se justifica pela escassez desse tipo de informação pós-criação do curso de graduação na UFMG, contribuindo, assim, para a construção do conhecimento científico na área, subsidiando informações de como os estagiários atuaram dentro das instituições, como essas instituições enxergam o arquivista e o seu objeto, investigar junto aos egressos o mercado profissional com o qual se depararam, identificando a influência do curso nesse novo nicho de trabalho, e consequentemente conhecer e fomentar o processo laboral em desenvolvimento. Diante de tal contexto, o problema de pesquisa que se pôs foi quais os reflexos no mercado de trabalho para o arquivista, a partir da apreensão de alguns conceitos e práticas levantados em dois nichos: as instituições contratantes de estagiários do curso de Arquivologia da UFMG e os egressos do curso de Arquivologia da UFMG. Em relação à metodologia, a pesquisa é qualitativa de natureza básica, de caráter exploratório. O procedimento utilizado foi a pesquisa de campo, utilizando as técnicas de coleta de dados com a aplicação de questionário aos egressos e entrevista às instituições contratantes de estagiários. Ao final da pesquisa concluiuse que o mercado de trabalho em Belo Horizonte, por meio de suas instituições públicas e privadas, precisa evoluir e avançar no que concerne aos conceitos e práticas relacionadas aos arquivos e aos arquivistas, pois o entendimento hoje é incipiente, de modo geral. O curso de Arquivologia da UFMG exerce um papel estratégico para essa mudança de cenário, para isso é preciso incentivar seus alunos a trabalhar com marketing arquivístico, instigando os futuros profissionais a mostrarem a que vêm nesse mercado laboral
Abstract: The Archivology course at the Federal University of Minas Gerais - UFMG was started in 2009 as a way to meet social needs, regarding the right to information and memory, among others. However, there is little information on the aspects of this professional market in training. With few classes formed, it is difficult to raise this panorama, but since the beginning of the course there was a great demand of institutions for trainees, signaling indications to be researched. Therefore, the general objective of this work was to know the context of the work of the trainees of the UFMG Archivology course, from the point of view of the contracting institutions, regarding some concepts and practices, and of course graduates, in order to identify possible labor market implications for the archivist regarding their insertion, recognition and visibility of their work. The importance of the research is justified by the scarcity of this type of information post-creation of the undergraduate course at UFMG, thus contributing to the construction of scientific knowledge in the area, subsidizing information on how interns worked within the institutions, as these institutions see the archivist and his object, to investigate with the graduates the professional market with which they came across, identifying the influence of the course in this "new" niche of work, and consequently to know and to foment the labor process in development. In view of this context, the research problem that was posed was the reflexes in the labor market for the archivist, from the apprehension of some concepts and practices raised in two niches: the contracting institutions of trainees of the course of Archives of UFMG and the graduates of the course of Archivology of UFMG. In relation to the methodology, the research is qualitative of a basic nature, of an exploratory nature. The procedure used was the field research, using the techniques of data collection with the application of questionnaire to the graduates and interview to the contracting institutions of trainees. At the end of the research it was concluded that the labor market in Belo Horizonte, through its public and private institutions, needs to evolve and advance with regard to concepts and practices related to archives and archivists, since the understanding is incipient today, Generally. The UFMG Archivology course plays a strategic role in this change of scenery, for this you need to encourage your students to work with archival marketing, encouraging future professionals to show what they come in this job market
Subject: Arquivologia
Estagiários
Ciência da informação
Mercado de trabalho
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWWNEX
Issue Date: 1-Dec-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppgcienciainformacao_mariajuliananunessilva_dissertacaomestrado.pdf3.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.