Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2UN4H
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigo Antonio de Paiva Duartept_BR
dc.contributor.referee1Giorgia Cecchinatopt_BR
dc.contributor.referee2Verlaine Freitaspt_BR
dc.contributor.referee3Debora Pazetto Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee4Rachel Cecília de Oliveira Costapt_BR
dc.creatorThiago Reis dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T20:11:05Z-
dc.date.available2019-08-10T20:11:05Z-
dc.date.issued2018-03-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2UN4H-
dc.description.abstractIn view of Vilém Flusser's predictions about the need for new situations to arise in order to in-form and update reality, we aim to emphasize the importance of the aesthetic dimension in the author's philosophical project, approaching it as an interpretive spectrum. As is known, art takes on a key role in addressing the notion of post-history in Flusser's theory. This is because in post-historical reality dominated by apparatuses that operate by stupid inertia, accentuating the entropic (and, therefore, boring) character of existence art is presented as a sphere of human communication capable of destabilizing a certain homogeny (and reifying) trend, which is founded on "apparatus-based" functionalization of the social fabric. From that point on, we aim to present two perspectives with respect to the aesthetic dimension in Flusserian theory: (i) the role of art against 'letting it be', rectifying the need for engagement against dehumanization and, (ii) the role of art for 'letting it be' and the need for reinventing the forms of human existence.pt_BR
dc.description.resumoTendo em vistas os prognósticos feitos por Vilém Flusser sobre a necessidade de que novas situações surjam a fim de in-formarem e atualizarem a realidade, pretendemos destacar a importância da dimensão estética no projeto filosófico do autor, tomando a como um escopo interpretativo. Como se sabe, a arte assume um papel fundamental perante a noção de pós-história em Flusser. Isso porque na realidade pós-histórica dominada por aparelhos, que funcionam por inércia estúpida, acentuando o caráter entrópico (e, por conseguinte, tedioso) da existência a arte apresenta-se como um âmbito da comunicação humana capaz de desestabilizar certa tendência homogeneizante (e reificante) que se assenta a partir da funcionarização aparelhística do tecido social. A partir daí, pretendemos apresentar duas perspectivas em relação à dimensão estética na teoria flusseriana: (i) o papel da arte contra o deixar-de-ser, retificando a necessidade do engajamento contra a desumanização e (ii) a arte para deixar-de-ser, ou seja, a necessidade de reinventar as formas da existência humanapt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPós-históriapt_BR
dc.subjectVilém flusserpt_BR
dc.subjectProgramapt_BR
dc.subjectPós-humanismopt_BR
dc.subjectEntropiapt_BR
dc.subjectAparelhopt_BR
dc.subjectHackerpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subject.otherFilosofiapt_BR
dc.subject.otherArtept_BR
dc.subject.otherFlusser, Vilém, 1920-1991pt_BR
dc.subject.otherEstéticapt_BR
dc.titlePara ser e deixar-de-ser: arte e vida na pós-históriapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_final.pdf2.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.