Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XQ2H
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Contribuições de diferentes modalidades de atividades experimentais ao ensino e aprendizagem de Física
Authors: Fabiano Vasconcelos Dias
First Advisor: Juarez Melgaco Valadares
First Co-advisor: Luis Gustavo D'Carlos Barbosa
First Referee: Eliane Ferreira de Sá
Second Referee: Fernando Cesar Silva
Abstract: Este trabalho apresenta as interações discursivas que ocorreram entre alunos, e destes com o professor, em decorrência da aplicação de atividades experimentais formatadas por três abordagens diferentes: Laboratório Físico em pequenos grupos; Laboratório Virtual em dupla e Demonstração Experimental Dialogada avaliadas no que diz respeito ao papel do professor, ao grau de direcionamento, às práticas epistêmicas incentivadas e às contribuições formativas para o ensino e aprendizagem de Física dos educandos. As atividades foram desenvolvidas e aplicadas em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede privada. A análise das interações foi realizada por meio das categorias enquadradas como práticas epistêmicas e suas instâncias sociais Produção, Comunicação e Avaliação (KELLY, 2008; SASSERON e DUSCHL, 2016; SANDOVAL, 2004; SILVA, 2015). Verificamos que o uso das atividades com diferentes enfoques e finalidades gerou uma maior gama de possibilidades que enriqueceram o momento de aprendizagem dos alunos. Também pudemos perceber a incidência das diversas contribuições aos educandos, apresentadas por Oliveira (2010) no transcorrer das três abordagens de atividades experimentais realizadas, que foram então, sintetizadas em um quadro comparativo neste trabalho. Acreditamos que a principal contribuição deste trabalho é a possibilidade de utilizar e avaliar as atividades experimentais em contexto de sala de aula e, a partir dessa avaliação, incentivar mudanças na prática docente, pelo uso das diversas modalidades no cotidiano da sala de aula.
Abstract: The present study shows the discursive interactions that occurred between students, and between those and the teacher, after applying experimental activities with three different approaches: Physical Laboratory in small groups; Virtual Laboratory in double and Dialogued Experimental Demonstration. evaluated with regard to the role of the teacher, the degree of direction, the encouraged epistemic practices and the formative contributions to the teaching and learning of physics of the students. The activities were developed and applied to a second grade class of a private high school. The interaction analyzes was made by categories defined as the epistemic practices and its social instances - Producing, Communicating and Evaluating knowledge (KELLY, 2008; SASSERON and DUSCHL, 2016; SANDOVAL, 2004; SILVA, 2015). We verified that the use of activities with different approaches and purposes generated a greater range of possibilities that enriched the students' learning momentum. We could also see the incidence of the various contributions to learners, presented by Oliveira (2010) during the three approaches to experimental activities that were then synthesized in a comparative framework in this study. We believe that the major contribution of this work is the possibility of use and evaluation of experimental activities in the classroom context, and then, encourage changes in teaching practice by using diverse modalities in the classroom routine.
Subject: Física Estudo e ensino Meios auxiliares
Educação
Professores de física Formação
Física Métodos de ensino
Fisica Estudo e ensino Ensino medio
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XQ2H
Issue Date: 26-Feb-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___fabianodias.pdf3.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.