Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3DN6H
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Negociando o comum e buscando diferenças das performances de gênero nas experiências de mulheres no consumo de bebidas alcoólicas
Autor(es): Thais Santos Silva
Primeiro Orientador: Juliana Maria Magalhaes Christino
Primeiro membro da banca : Plinio Rafael Reis Monteiro
Segundo membro da banca: Cristiana Trindade Ituassu
Terceiro membro da banca: Luiz Rodrigo Cunha Moura
Resumo: Ao adentrar em um ambiente tradicionalmente masculino, a experiência de álcool das mulheres exige a negociação de comportamentos e conceitos de masculinidade e feminilidade consolidados. Como experiência social, este consumo sofre influência de normas sociais e culturais e deve ser analisado além da perspectiva da doença e do desvio. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi identificar e analisar as relações entre a conformidade com as normas sociais estabelecidas sobre papéis femininos e masculinos e os aspectos que compõem as experiências sociais de consumo de álcool das mulheres. Utilizou-se o Inventário de Conformidade com Normas Femininas e Masculinas (CFNI-45/CMNI-29), validado para a realidade brasileira, e o modelo teórico de experiências de consumo proposto por Lanier e Rander (2015). Visto que a proposta dos autores é genérica, a aplicação aos objetivos dessa pesquisa exigiu o desenvolvimento das variáveis constitutivas de cada uma das quatro experiências: experiência de performance / experiência estocástica / experiência libertadora / experiência de aventura, estabelecidas por meio de um levantamento qualitativo, antecedente a survey do trabalho junto a 551 mulheres consumidoras de bebidas alcoólicas. Os resultados, analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais e da Análise Hierárquica de Agrupamento, apoiaram a estrutura tipológica de experiência utilizada e encontraram-se efeitos significativos das conformidades normativas masculinas e femininas sob as experiências de consumo de álcool das mulheres. As mulheres foram agrupadas em três grupos a partir de sua conformidade às normas: Grupo 1 com média da conformidade masculina maior e média da conformidade feminina intermediaria; Grupo 2 com média da conformidade masculina intermediaria e média da conformidade feminina maior e; Grupo 3 com mulheres com média das respostas dos dois indicadores menor em relação aos outros grupos. Além disso, foi relevantes nesses grupos as variáveis estado civil e idade. Mulheres sem acompanhantes se mostraram mais conformes às normativas masculinas e menos conformes às normativas femininas, o que pode evidenciar a suavização dos padrões normativos femininos vigentes e o endosso de experiências de consumo de álcool pelas mulheres
Abstract: When entering a traditionally masculine environment, the alcohol experience of women requires the negotiation of behaviors and concepts of masculinity and femininity consolidated. As a social experience, this consumption is influenced by social and cultural norms and must be analyzed beyond the perspective of disease. In this sense, the objective of this study was to identify and analyze the relationship between compliance with established social norms on women's and men's roles and the aspects that make up the social experiences of women's alcohol consumption. The Conformity for Feminine and Masculine Norms Inventory (CFNI-45 / CMNI-29), validated for the Brazilian reality, and the theoretical model of consumer experiences proposed by Lanier and Rander (2015) were used. Since the authors' proposal is generic, the application to the objectives of this research required the development of the constitutive variables of each of the four experiences: performance experience / stochastic experience / liberating experience / adventure experience, established through a qualitative survey, previous to a survey of the work with 551 women consuming alcoholic beverages. The results, analyzed through the Modeling of Structural Equations and the Hierarchical Analysis of Grouping, supported the typological structure of experience used and found significant effects of normative conformities for men and women under the experiences of alcohol consumption of women. The women were grouped into three groups from their compliance with the norms: Group 1 with mean greater masculine conformity and intermediary feminine conformity; Group 2 with mean intermediary masculine conformity and mean highest in feminine conformity; Group 3 with women with mean responses of the two indicators smaller than the other groups. In addition, the variables marital status and age were relevant in these groups. Unaccompanied women were more compliant with male norms and less compliant with women's norms, which may reveal the smoothing of existing normative female standards and the endorsement of experiences of alcohol consumption by women
Assunto: Bebidas alcoolicas Consumo
Administração
Comportamento do consumidor
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3DN6H
Data do documento: 7-Fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o___tha_s_santos_silva.pdf3.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.