Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4AGEK
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Programas de apoio/aceleração de startups no Brasil: características centrais e questões abertas
Authors: Stéfany Dayana de Sá Rocha
First Advisor: Raoni Barros Bagno
First Referee: Ruben Dario Sinisterra Millan
Second Referee: Leonel Del Rey de Melo Filho
Abstract: Após o surgimento do primeiro programa de aceleração de startups em 2005, nos Estados Unidos da América, este tipo de estrutura de apoio às startups se disseminou pelo mundo e alcançou o Brasil alguns anos depois. Atualmente, no Brasil pode se encontrado um número considerável de programas de aceleração distribuídos em seu território. Apesar do crescente interesse no assunto por diferentes atores como governos, associações de empresas privadas, comunidades de investimento, entre outros, ainda são escassas as tentativas formais de análise do fenômeno e suas principais características tanto a nível internacional quanto nacional. Diante deste cenário, o presente trabalho objetiva a identificação das principais características que definem e qualificam os programas de aceleração de startups no país. Tais elementos serão elencados através de levantamento bibliográfico, consulta a dados secundários de 49 programas de aceleração distribuídos ao longo do território nacional e entrevistas com cinco especialistas no assunto. Para ser possível a análise e comparação dos programas de aceleração de startups encontrados foi elaborado um quadro com trinta e quatro parâmetros com forte potencial para caracterizar os programas de aceleração brasileiros agrupados em nove categorias: (i) geral e status; (ii) foco de atuação; (iii) governança; (iv) internacionalização; (v) duração e fases; (vi) atividades; (vii) natureza processo seletivo; (viii) investimento e remuneração; e (ix) finalização do programa. A partir das informações levantadas bibliograficamente, dos parâmetros identificados e da análise do perfil dos programas estudados com base em tais parâmetros, observou-se que, em geral, os programas de aceleração de startups no Brasil tencionam o fomento de startups a partir de: (i) processo de seleção; (ii) etapas previamente determinadas na execução do programa; e (iii) apoio de uma rede, tanto interna quanto externa, de mentores, especialistas, entre outros. Com base na análise do perfil dos programas segundo os parâmetros identificados foram levantadas questões ainda não abordadas pela literatura sobre o assunto. A partir destes questionamentos foi possível construir um roteiro de perguntas para execução de entrevistas semiestruturadas com cinco especialistas no assunto. A condução das entrevistas possibilitou a compreensão dos perfis, características e parâmetros qualificadores dos programas, em outras palavras, foi possível identificar a dinâmica organizacional dos programas, assim como sua interação com os principais agentes externos. Desta forma, foi possível perceber dois principais modelos de programas de aceleração de startups no país: (i) programas focados nos estágios iniciais do desenvolvimento de startups; e (ii) programas focados nos estágios mais avançados do desenvolvimento de startups. Além disso, tais programas podem ou não possuir: (i) foco em um setor específico de atuação; (ii) foco em determinado tipo de negócios; (iii) etapas eliminatórias; (iv) etapas e/ou atividades remotas ou online. Também foram identificados programas com: (i) processo contínuo de seleção ou editais e chamadas públicas; (ii) possibilidade de inscrição por indivíduos ou equipes; (iii) exigência de CNPJ para inscrição; (iv) exigência de contrapartida financeira da startup participante; e (v) premiação para as startups que finalizam o programa de aceleração.
Abstract: After the appearance of the first American startup acceleration program in 2005, this kind of structure to support startup spread worldwide, and hit Brazil a few years later. Nowadays, a consistent number of acceleration programs can be found throughout Brazilian territory. Despite the increasing interest in the subject by many different agents, such as: governments, private companies associations, investments groups, among others, there are still a few formal attempts to analyze the phenomenon and its main characteristics at both, national and international levels. Standing among this scenario, the following study aim to identify the main characteristics that defines and qualifies the startup acceleration program in this country. Such elements will be listed through bibliographical research, research of secondary data from 49 acceleration programs spread among the Brazilian territory and interviews with five specialists in this subject. To allow the analysis and comparison of the programs found, a data table with 34 parameters with strong potential to characterize the Brazilian program and reunited in nine categories such as: (i) general and status; (ii) focus of activity; (iii) governance; (iv) internationalization; (v) duration of the phases; (vi) activities; (vii) nature of the selection process; (viii) investment and remuneration; and (ix) completion of the program. Based on the information collected, though bibliographical research, from the identified parameters and profile analysis of the studied programs. It can be verified that, in general, the Brazilian startup acceleration program encourage the development of startups, from: (i) selection progress; (ii) previously determined steps in the execution of the program; (iii) network support, both internal than external, from mentors, specialists, among others. Based on the analysis of the programs profile, and supported by the identified parameters, many non-asked questions by the subject literature appeared. Starting from these non-asked questions, a questionnaire was made to the semi structured interviews with the five experts. The conduction of the interviews permitted a comprehension of the: profile, characteristics and qualifying parameters from the programs, particularly, it was possible to identify the organizational dynamics of the programs, as well as their interaction with the main external agents. Therefore, it was possible to identify the two main startups acceleration models in Brazil: (i) programs focused on the initial stages of the startups development; and (ii) programs focused on the more developed levels. Besides that, such programs can or cant held: (i) focus on a specific field of work; (ii) focus on a specific kind of business; (iii) eliminatory stages; (iv) stages and/or remote activities or online. Also, were identified programs with: (i) continuous process of selection or public notice and public announcement; (ii) possibility of enrolment by an individual or teams; (iii) corporate Taxpayer registry (CNPJ) requirement; (iv) financial counterpart requirement from the participant startup; and (v) awards for the startups that finalized the acceleration program.
Subject: Inovação Tecnológica
Propriedade intelectual
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4AGEK
Issue Date: 1-Sep-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_vers_o_final_completa___st_fany_rocha.pdf6.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.