Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4YHN6
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Dados normativos para população brasileira de meia-idade em testes de uso frequente na clínica neuropsicológica
Authors: Guilherme Almeida Carvalho
First Advisor: Paulo Caramelli
First Referee: Leonardo Cruz de Souza
Second Referee: Jonas Jardim de Paula
Abstract: INTRODUÇÃO: Os testes são ferramentas essenciais no contexto da avaliação neuropsicológica, favorecendo o diagnóstico de transtornos neurológicos, como as demências. Ao interpretar resultados obtidos por um paciente, são necessárias referências em pessoas saudáveis da população à qual pertence. Com esta finalidade, são desenvolvidos estudos normativos. As pessoas podem ter desempenhos diferentes associados a fatores sociodemográficos. Idade e escolaridade têm se mostrado como os fatores de maior influência. OBJETIVOS: Desenvolver dados normativos para testes neuropsicológicos comumente utilizados na prática clínica em adultos brasileiros de meia-idade e verificar a influência de anos de estudo, idade, sexo e quociente de inteligência (QI) na variabilidade dos resultados em testes neuropsicológicos. MÉTODOS: A amostra foi composta por 120 indivíduos saudáveis, com idades entre 45 e 64 anos, divididos em três grupos por escolaridade (4-7, 8-11 e 12 anos de estudo) e dois grupos por faixa etária (45-54 e 55-64 anos), num total de seis grupos de 20 participantes. Como critérios de exclusão, foram investigados fatores que poderiam comprometer a função cognitiva no momento de aplicação dos testes. Os testes escolhidos foram a escala Mattis de avaliação de demência, teste de trilhas, teste de fluência, com referência semântica (animais) e fonêmica (FAS), e teste do desenho do relógio. Na estatística, os resultados foram apresentados em médias, desvios-padrão e percentis. Escolaridade, idade, sexo e QI foram analisados como categorias, sendo utilizados métodos estatísticos apropriados, de acordo com a distribuição dos dados. Anos de estudo, idade e QI foram também analisados como variáveis contínuas, sendo correlacionados com os resultados nos testes neuropsicológicos. RESULTADOS: Os dados normativos dos testes foram apresentados em tabelas, divididos em grupos por idade e escolaridade. Com relação à influência das variáveis independentes nos resultados, a escolaridade influenciou as diferenças nos resultados de quase todos os testes, com a exceção do desenho do relógio. Na comparação das duas faixas etárias, observou-se diferença nas duas partes do teste de trilhas e na letra F do teste de fluência. Na categoria sexo, foi encontrada diferença no teste de fluência F. As diferenças evidenciadas na análise do QI foram semelhantes às ocorridas em escolaridade. Uma forte correlação foi encontrada entre as variáveis independentes anos de estudo e QI. CONCLUSÕES: O presente estudo traz contribuições para a avaliação neuropsicológica no Brasil, na medida em que fornece dados normativos para população de meia-idade, com escolaridade a partir de 4 anos, em testes frequentemente utilizados. Confirma achados de outros estudos sobre a forte influência da escolaridade, inclusive na comparação entre os níveis médios e superiores. A influência de idade foi menor, uma vez que a amostra é restrita a duas faixas etárias. Espera-se que este estudo seja útil para os clínicos e que estimule novos estudos normativos no Brasil.
Abstract: INTRODUCTION: Tests are essential tools in the context of neuropsychological assessment, favoring the diagnosis of neurological disorders, such as dementias. When interpreting results obtained by patients, references are necessary in healthy people of the population to which they belong. For this purpose, normative studies are developed. People may have different performances associated with sociodemographic factors. Age and educational status have been shown to be the most influential factors. OBJECTIVES: To develop normative data for neuropsychological tests commonly used in clinical practice in middle-aged Brazilian adults and to verify the influence of education, age, sex and intelligence quotient (IQ) on the variability of the results in neuropsychological tests. METHODS: The sample consisted of 120 healthy individuals, aged between 45 and 64 years, divided into three groups by educational status (4-7, 8-11 and 12 years of schooling) and two groups by age (45 -54 and 55-64 years), in a total of six groups of 20 participants. As exclusion criteria, factors that could compromise cognitive function at the time of testing were investigated. The tests selected were the Mattis dementia rating scale, trail making test, fluency test, with semantic (animals) and phonemic (FAS) references, and the clock drawing test. In the statistics, the results were presented as mean values, standard deviations and percentiles. Educational status, age, sex and IQ were analyzed as categories, using appropriate statistical methods, according to the data distribution. Years of schooling, age and IQ were also analyzed as continuous variables, being correlated with the results in the neuropsychological tests. RESULTS: Normative data of the tests are reported in tables. They are divided in groups by age and education. Regarding the influence of the independent variables in the results, educational status influenced the differences in the results of almost all tests, with the exception of the clock drawing. In the comparison of the two age groups, differences emerged in the two parts of the trail making test and in the letter F of the fluency test. In the sex category, a difference in the fluency test letter F was found. The differences evidenced in the IQ analysis were similar to those occurred in educational status. A strong correlation was found between the independent variables years of study and IQ. CONCLUSIONS: The present study contributes to neuropsychological assessment in Brazil. It provides normative data for the middle-aged population with four or more years of schooling, in frequently used tests. It confirms findings from other studies on the strong influence of education, including in the comparison between the middle and higher levels. The influence of age was lower, since the sample is restricted to two age groups. We expect that this study to be useful to clinicians and to stimulate new normative studies in Brazil.
Subject: Brasil
Educação
Meia-Idade
Testes Neuropsicológicos/normas
Medicina
Escolaridade
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4YHN6
Issue Date: 19-Feb-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_final_guilherme_2018.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.