Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B56HRD
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maria Jussara Fernandes Fontespt_BR
dc.contributor.referee1Cristiane de Freitas Cunhapt_BR
dc.contributor.referee2Patricia Cotta Mancinipt_BR
dc.contributor.referee3Keila Alessandra Knobelpt_BR
dc.contributor.referee4Silvana Maria Monte Coelho Frotapt_BR
dc.creatorCarla Souto Bahillopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T13:23:52Z-
dc.date.available2019-08-11T13:23:52Z-
dc.date.issued2014-09-18pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B56HRD-
dc.description.abstractThis study aimed to verify the sound habits and knowledge about hearing and not hearing risks related to the use of personal stereos, the impact of these habits and the acquisition of protective attitudes after the implementation of the education program for hearing health "Take care of your hearing: pass this idea ahead! "students in the 6th to 9th grade of elementary school two private schools in the city of Belo Horizonte. It was observed that students of schools adopted more protective attitudes towards noise, considering it something to be avoided, after one year of intervention. The use of personal stereos was the most common habit among young people regardless of sex, and with the insert earphone type. However the male students have greater exposure to sound than females. It was concluded that the program of education hearing "Take care of your hearing: Pass this idea forward" was adequate to the school context, requiring only a few adjustments for the pedagogical design of schools. The inclusion of education in auditva health is relevant and effective in school, since the hearing loss induced by exposure to music are discussed, and through an educational process is an efficient tool to avoid them.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou verificar os hábitos sonoros e o conhecimento sobre os riscos auditivos e não auditivos relacionados ao uso dos estéreos pessoais, a repercussão desses hábitos e a aquisição de atitudes protetivas após a implementação do programa de educação em saúde auditiva Cuide da sua audição: Passe esta ideia adiante! em alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental de dois colégios particulares do município de Belo Horizonte. Foi observado que os alunos das escolas adotaram atitudes mais protetivas em relação ao ruído, considerando este algo a ser evitado, após um ano de intervenção. A utilização de estéreos pessoais foi o hábito mais comum entre os jovens independente do sexo, e com fone do tipo inserção. Entretanto os alunos do sexo masculino apresentam maior exposição ao som do que os do sexo feminino. Concluiu-se que o programa de educação auditiva Cuide da sua audição: Passe esta ideia adiante! mostrou-se adequado ao contexto escolar, necessitando apenas de alguns ajustes em função do projeto pedagógico das escolas. A inclusão da educação em saúde auditva é pertinente e eficaz na escola, uma vez que as perdas auditivas induzidas pela exposição à musica estão evidenciadas, e por meio de um processo educativo constitui uma eficiente ferramenta para evitá-las.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAudiçãopt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherAdolescentespt_BR
dc.subject.otherAudiçãopt_BR
dc.subject.otherInstituições acadêmicaspt_BR
dc.titleEstéreos pessoais e perda auditiva: percepção pelos adolescentes da exposição sonora e dos cuidados auditivospt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
karla.pdf2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.