Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5TGB6
Type: Tese de Doutorado
Title: Lei de Cotas e Sisu: análise dos processos de escolha dos cursos superiores e do perfil dos estudantes da UFMG antes e após as mudanças na forma de acesso às Instituições Federais
Authors: Brescia Franca Nonato
First Advisor: Claudio Marques Martins Nogueira
First Referee: Flavia Pereira Xavier
Second Referee: Rodrigo Ednilson de Jesus
Third Referee: Luciano Campos da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Hustana Maria Vargas
Abstract: O Sisu e a Lei de Cotas alteraram significativamente a forma de acesso ao Ensino Superior público no Brasil, criando a expectativa de uma maior igualdade de oportunidades entre os candidatos. Nesta pesquisa, teve-se como objetivo investigar como o Sisu, articulado com a Lei de Cotas, influencia o processo de escolha dos cursos superiores, analisando as implicações para uma possível democratização da universidade. Ou seja, questionam-se quais os efeitos do Sisu e da Lei de Cotas sobre o processo de escolha dos cursos superiores e, indiretamente, sobre o perfil social e escolar dos novos universitários. Buscamos, assim, entender como essas políticas, sobretudo a Lei de Cotas, que têm a pretensão de ser democratizantes, contribuem ou não para esse processo. Na pesquisa foram analisados dados dos questionários de matrículas de 2012 e 2016, aplicados pela UFMG a todos os ingressantes da instituição, e, também, dados de um questionário próprio, aplicado a 1.271 estudantes de quatro cursos: Direito, Enfermagem, Medicina e Pedagogia. Esses cursos foram selecionados por ocuparem posições contrastantes em termos de seletividade e retorno material e simbólico médio esperado de tais ocupações profissionais. A hipótese, bastante fortalecida pelos dados que serão apresentados, é de que o Sisu e as Lei de Cotas têm efeitos diferentes, conforme a posição dos cursos nas hierarquias que marcam o Ensino Superior. No caso da UFMG, como analisado, as mudanças no perfil global dos alunos da universidade foram relativamente pequenas; pode ter ocorrido mudança no perfil do candidato, mas não do ingressante. Em contrapartida, os cursos analisados na pesquisa sofreram alterações muito significativas na composição de seu alunado e tais alterações ocorreram em direções diferentes, ou mesmo opostas: desse modo, podemos deduzir que esteja ocorrendo uma elitização dos cursos tradicionalmente mais acessíveis e uma democratização relativa daqueles mais seletivos. O resultado desse movimento foi uma diminuição das diferenças entre os públicos que frequentam os quatro cursos, sugerindo uma redução das diferenças internas na UFMG.
Abstract: The Sisu and the Law of Quotas changed significantly the form of access to public higher education in Brazil, creating the expectation of greater equality of opportunities among the candidates. During doctors degree course, we investigated how the Sisu, articulated with the Law of Quotas, influenced the process of choosing the higher courses, analyzing its implications for a possible democratization of the university. In other words, the effects of Sisu and the Law of Quotas were questioned on the process of choosing the higher courses and indirectly, on the social and scholastic profile of the new university students. Seeking to understand how these policies, especially the Law of Quotas, which has the intention of being democratizing, contribute or not to this process. In the research were analyzed data of the enrollment questionnaires of 2012 and 2016, applied to all the new entrants of the UFMG, and data of an independent questionnaire applied to 1271 students of four courses: Law course, Nursing, Medicine and Pedagogy. These courses were selected because they occupy very contrasting positions in terms of selectivity and expected material and symbolic return. The hypothesis, greatly strengthened by the data that will be presented, is that Sisu and Law of Quotas have different effects, depending on the position of the courses in the hierarchies that mark Higher Education. In the case of the UFMG, as will be discussed, the changes in the general profile of the university students were relatively small, in other words, there may have been a change in the profile of the candidate, but not of the entrant. The courses analyzed on the research have experienced very significant changes in the composition of their students and these have occurred in different or even opposite directions: this way we can presume of a relative elitism of the traditionally more accessible courses and a relative democratization of the most selective courses. The result of this movement was a reduction of the differences among the publics that studies one of the four courses, suggesting a relative reduction of the internal differences in the UFMG.
Subject: Sociologia educacional
Educação
Estudantes universitários Aspectos sociais
Ensino superior Aspectos sociais
Estudantes universitários Brasil
Universidades e faculdades Ingresso
Universidades e faculdades Aspectos sociais
Ensino superior Ingresso
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5TGB6
Issue Date: 21-Jun-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
brescia_tese_vers_o_final_09_09_2018.pdf3.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.