Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6WGBG
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Helcimara de Souza Tellespt_BR
dc.contributor.advisor-co1Maria Isabel Ribeiro Ferin Cunhapt_BR
dc.contributor.referee1Bruno Pinheiro Wanderley Reispt_BR
dc.contributor.referee2Fernando de Barros Filgueiraspt_BR
dc.contributor.referee3Teresinha Maria de Carvalho Cruz Pirespt_BR
dc.contributor.referee4Fernando Antonio Farias de Azevedopt_BR
dc.contributor.referee5Maria Isabel Ribeiro Ferin Cunhapt_BR
dc.creatorErica Anita Baptista Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T02:08:38Z-
dc.date.available2019-08-11T02:08:38Z-
dc.date.issued2017-12-13pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6WGBG-
dc.description.abstractPolitical corruption, understood as the illicit use of authority and abuse of power for its own benefit to the detriment of the well-being of society, nowadays presents itself with increasing visibility in the means of communication of democratic political regimes. Corruption is one of the phenomena that affect the quality of public services directly affecting the quality of life of citizens. It can also be an obstacle to citizens' confidence in political representation, eroding in this way the legitimacy and consequent stability of the democratic regime. The media are important sources of information for citizens, however, several studies warn that the media coverage for corruption cases can condition the perception of the phenomenon: "scandal media industry". In view of this, this research proposes to analyze the perception of corruption, from various aspects and fields of influence, especially the media, and to perceive how this perception of the phenomenon acts in public opinion. In this way, we propose contextualizing the issue of corruption in the Brazilian press, observing the tendency to cover cases of corruption in Carta Capital, Época, Isto É e Veja, between the years 2014 and 2016, on the occasion of the corruption scandal at Petrobras, whose investigation became known as Operation Lava Jato Operation Car Wash. And our goal is to understand how political scandal influences the perception of public opinion on corruption and political attitudes. Thus, we establish a relationship between the perception of corruption and partisanship, satisfaction with democracy, economy, evaluation of government and confidence in the presidential figure. The data used come from opinion polls conducted by the Social Communication Secretariat of the Presidency of the Republic, Datafolha, Ibope and Latinobarómetro.pt_BR
dc.description.resumoA corrupção política, entendida como o uso ilícito da autoridade e do abuso ao poder para benefício próprio em detrimento ao bem estar da sociedade, atualmente, se apresenta com crescente visibilidade nos meios de comunicação dos regimes políticos democráticos. A corrupção é um dos fenômenos que atentam contra a qualidade dos serviços públicos afetando diretamente a qualidade de vida dos cidadãos. Ela também pode ser um entrave para a confiança dos cidadãos na representação política, erodindo dessa forma a legitimidade e consequente estabilidade do regime democrático. As mídias são importantes fontes de informação para os cidadãos, no entanto, diversos estudos alertam para o fato de que a cobertura da mídia para os casos de corrupção pode condicionar a percepção do fenômeno: indústria midiática do escândalo. Diante disso, esta pesquisa se propõe a analisar a percepção da corrupção, a partir de vários aspectos e campos de influência, especialmente a mídia, e perceber como essa percepção do fenômeno atua na opinião pública. Dessa maneira, propomos contextualizar o tema da corrupção na imprensa brasileira, observando a tendência da cobertura dos casos de corrupção nas revistas Carta Capital, Época, Isto É e Veja, entre os anos de 2014 e 2016, por ocasião do escândalo de corrupção na Petrobras, cuja investigação ficou conhecida por Operação Lava Jato. E nosso objetivo é compreender como o escândalo político influencia a percepção da opinião pública sobre a corrupção e as atitudes política. Assim, estabelecemos uma relação entre a percepção da corrupção e o partidarismo, a satisfação com a democracia, a economia, a avaliação de governo e a confiança na figura presidencial. Os dados utilizados provêm das pesquisas de opinião realizadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Datafolha, Ibope e Latinobarômetro.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação Políticapt_BR
dc.subjectOpinião Públicapt_BR
dc.subjectPercepção da Corrupçãopt_BR
dc.subjectCorrupção Políticapt_BR
dc.subjectEscândalo Político Midiáticopt_BR
dc.subjectLava Jatopt_BR
dc.subject.otherCorrupção na políticapt_BR
dc.subject.otherCiência políticapt_BR
dc.subject.otherOpinião públicapt_BR
dc.titleCorrupção e opinião pública: o escândalo da Lava Jato no governo Dilma Rousseffpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_ericaanita2017_dcp.ufmg.pdf3.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.