Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CGZW
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Evandro Jose Lemos da Cunhapt_BR
dc.contributor.referee1Fernanda Mauricio da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Jussara Vitoria de Freitaspt_BR
dc.creatorPatrícia Gomes Alves de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T19:19:37Z-
dc.date.available2019-08-11T19:19:37Z-
dc.date.issued2018-08-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CGZW-
dc.description.abstractThe insertion of digital technologies into the educational process is a reality that reflects the way in which cyberculture and new technological tools have increasingly been inserted into the reality of children and young people, interfering in their learning and social development processes. More than inserting itself as a tool, the presence of the technologies in the school environment is a way of following the changes and arousing the students' interest in the offered disciplines, contributing, mainly, as art-education, that awakens the capacity and interest of the express their feelings and world views. Thus, the present work develops with the objective of establishing, in a clearer way, the ways in which digital technologies can be useful and beneficial as a tool to aid the art-educator in the classroom, searching in specialized literature concepts and theories that support this teaching strand and allow its better understanding.pt_BR
dc.description.resumoA inserção das tecnologias digitais no processo educacional é uma realidade que reflete a forma como a cibercultura e as novas ferramentas tecnológicas têm se inserido, cada vez mais, na realidade das crianças e jovens, interferindo em seus processos de aprendizado e de desenvolvimento social. Mais do que se inserir como ferramenta, a presença das tecnologias no ambiente escolar é uma forma de acompanhar as mudanças e despertar o interesse dos alunos nas disciplinas oferecidas, contribuindo profundamente, principalmente, como a arte-educação, que desperta a capacidade e interesse dos alunos em expressar seus sentimentos e visões de mundo. Assim, o presente trabalho se desenvolve com o objetivo de estabelecer, de maneira mais clara, as formas como as tecnologias digitais podem ser úteis e benéficas como ferramenta de auxílio ao arteeducador em sala de aula, buscando na literatura especializada conceitos e teorias que suportam esta vertente de ensino e permitam sua melhor compreensão.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArte-Educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subject.otherArte por computadorpt_BR
dc.subject.otherArte e tecnologiapt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherArte Estudo e ensinopt_BR
dc.titleArte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educadorpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdf1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.