Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CGZW
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Evandro Jose Lemos da Cunha | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernanda Mauricio da Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jussara Vitoria de Freitas | pt_BR |
dc.creator | Patrícia Gomes Alves de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T19:19:37Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T19:19:37Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-27 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CGZW | - |
dc.description.abstract | The insertion of digital technologies into the educational process is a reality that reflects the way in which cyberculture and new technological tools have increasingly been inserted into the reality of children and young people, interfering in their learning and social development processes. More than inserting itself as a tool, the presence of the technologies in the school environment is a way of following the changes and arousing the students' interest in the offered disciplines, contributing, mainly, as art-education, that awakens the capacity and interest of the express their feelings and world views. Thus, the present work develops with the objective of establishing, in a clearer way, the ways in which digital technologies can be useful and beneficial as a tool to aid the art-educator in the classroom, searching in specialized literature concepts and theories that support this teaching strand and allow its better understanding. | pt_BR |
dc.description.resumo | A inserção das tecnologias digitais no processo educacional é uma realidade que reflete a forma como a cibercultura e as novas ferramentas tecnológicas têm se inserido, cada vez mais, na realidade das crianças e jovens, interferindo em seus processos de aprendizado e de desenvolvimento social. Mais do que se inserir como ferramenta, a presença das tecnologias no ambiente escolar é uma forma de acompanhar as mudanças e despertar o interesse dos alunos nas disciplinas oferecidas, contribuindo profundamente, principalmente, como a arte-educação, que desperta a capacidade e interesse dos alunos em expressar seus sentimentos e visões de mundo. Assim, o presente trabalho se desenvolve com o objetivo de estabelecer, de maneira mais clara, as formas como as tecnologias digitais podem ser úteis e benéficas como ferramenta de auxílio ao arteeducador em sala de aula, buscando na literatura especializada conceitos e teorias que suportam esta vertente de ensino e permitam sua melhor compreensão. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Arte-Educação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
dc.subject.other | Arte por computador | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e tecnologia | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject.other | Arte Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Arte e tecnologia: como as tecnologias digitais podem auxiliar o arte-educador | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arte_e_tecnologia___como_as_tecnologias_digitais_podem_auxiliar_o_arte_e__ducador.pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.