Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7EM8G
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O humor como estratégia discursiva nas charges do jornal Folha Bancária: uma análise das práticas do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região durante o período de 2012 a 2017
Authors: Daniel Francisco Bastos Monteiro
First Advisor: Alexandre de Padua Carrieri
First Referee: Rafael Diogo Pereira
Second Referee: Denis Alves Perdig?o
Third Referee: Angela Cristina Salgueiro Marques
Abstract: Esta dissertação teve como objetivo analisar como o discurso humorístico nas charges do jornal Folha Bancária evidencia as práticas do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região durante o período de 2012 a 2017. Para tanto, dentre as possibilidades de abordagem acerca do humor, optamos pela perspectiva que o compreende como uma possibilidade de crítica social, resistência ou transgressão. Em relação à coleta de dados, realizamos um levantamento prévio das charges por meio do site institucional do Sindicato, e, em seguida, coletamos todas as charges e os jornais nas quais foram publicadas entre 2012 e 2017. As charges foram organizadas por temas e agrupadas em percursos semânticos. Para a análise dos dados, propusemos a construção de uma analítica de pesquisa baseada em alguns elementos operatórios e fundamentos teóricos provenientes da perspectiva foucaultiana de discurso e de poder, assim como no modelo de análise semiótica elaborado por Barthes (1990). No tocante aos resultados obtidos, a partir da análise dos dados, constatamos que a charge enquanto gênero humorístico discursivo é capaz de abordar e difundir as práticas do Sindicato de forma peculiar e díspar em relação a outros formatos de comunicação, estando isso atrelado a dois motivos basilares: o fato de o humor ser um dos principais elementos pela qual ela se estrutura; a presença de recursos cognitivos (verbais e visuais) na representação chárgica. Tais aspectos proporcionam ao leitor uma perspectiva de leitura e subsídios analíticos singulares. Ademais, observamos, também, que algumas práticas do Sindicato são incongruentes e conflitantes com a própria narrativa defendida pela entidade. Por fim, vale enfatizarmos que a despeito de a charge se configurar como uma estratégia de comunicação peculiar e relevante, ela apresenta algumas limitações do ponto de vista analítico, haja vista que, por mais que o seu conteúdo evidencie algumas práticas de poder e de resistência relacionadas ao Sindicato, o entendimento das tramas discursivas e das relações de poder nas quais tais práticas estão imersas não são possíveis de serem analisadas apenas por meio de seu conteúdo. Desse modo, o desdobrar das charges selecionadas e a análise de alguns documentos que as margeiam, como os jornais nos quais foram publicadas, convenções coletivas de trabalho e algumas fontes externas ao Sindicato foram primordiais para o enriquecimento dos dados empíricos desta pesquisa e o alcance dos objetivos propostos
Abstract: This dissertation aimed to analyze how the humorous discourse in the cartoons of the newspaper Folha Bancária evidences the practices of the Banking and Finance Union of São Paulo, Osasco and Region during the period from 2012 to 2017. For this, among the possibilities of approach about the humor, we opt for the perspective that understands it as a possibility of social criticism, resistance or transgression. In relation to the collection of data, we carried out a preliminary survey of the cartoons through the institutional website of the Union, and then we collected all the cartoons and newspapers in which they were published between 2012 and 2017. The cartoons were organized by themes and grouped in semantic paths. For the analysis of the data, we proposed the construction of a research analytic based on some operative elements and theoretical foundations derived from the foucaultian perspective of discourse and power, as well as on the semiotic analysis model elaborated by Barthes (1990). Regarding the results obtained, from the analysis of the data, we find that the cartoon as a humorous discursive genre is able to approach and diffuse the practices of the Union in a peculiar and disparate way in relation to other formats of communication, being this linked to two reasons the fact that humor is one of the main elements by which it is structured; the presence of cognitive (verbal and visual) resources in the chárgica representation. Such aspects provide the reader with a perspective of reading and unique analytical inputs. In addition, we also observe that some practices of the Union are incongruent and conflicting with the narrative itself defended by the entity. Finally, it is worth emphasizing that, in spite of the fact that the cartoon is configured as a peculiar and relevant communication strategy, it presents some limitations from an analytical point of view, given that, although its content evidences some practices of power and resistance related to the Union, the understanding of the discursive plots and the power relations in which such practices are immersed are not possible to be analyzed only by means of their content. In this way, the unfolding of the selected cartoons and the analysis of some documents that border them, such as the newspapers in which they were published, collective agreements of work and some sources external to the Union were primordial for the enrichment of the empirical data of this research and the reach of the objectives
Subject: Comportamento organizacional São Paulo
Sindicatos bancários Humor, sátira, etc
Sindicatos bancários São Paulo, região Metropolitana de, (SP)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7EM8G
Issue Date: 23-Apr-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_daniel_monteiro___vers_o_finalizada_09_08_2018.pdf3.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.