Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA7J7W
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Competências gerenciais de professores-gestores do ensino superior: um estudo comparativo entre coordenadores de instituições públicas e privadas de Belo Horizonte (MG)
Authors: Ana Paula Costa Oliveira
First Advisor: Victor Natanael Schwetter Silveira
First Referee: Kely Cesar Martins de Paiva
Second Referee: Jefferson Lopes la Falce
Abstract: Este estudo tem por objetivo geral Analisar e comparar as competências gerenciais (ideais-exigidas e reais-efetivas) de coordenadores de IES públicas e privadas de Belo Horizonte (MG), nas suas próprias percepções, com base no modelo de Quinn et al. (2003). No referencial teórico, abordaram-se a função gerencial, o trabalho gerencial e o papel do professor-gestor nas IES, bem como as competências profissionais, as competências gerenciais, o modelo de Quinn et al. (2003), as competências gerenciais do professor-gestor e as funções e competências do coordenador de curso das IES. Para atingir o objetivo da pesquisa, os procedimentos metodológicos apoiaram-se em uma pesquisa descritiva, de campo, utilizando um survey, e abordagens quantitativa e qualitativa, caracterizando uma triangulação metodológica, que propiciou maior profundidade e amplitude à pesquisa. Os dados provenientes do questionário quantitativo de Quinn et al. (2003) foram tratados a partir de análise estatística uni e bivariada e as respostas às questões abertas foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram a exigência de uma atuação equilibrada e satisfatória em todos os papéis, em ambos os grupos, com destaque à maior preponderância dos papéis de mentor, de facilitador e de monitor pelos coordenadores de instituições públicas e a preponderância dos papéis de mentor, facilitador, inovador, diretor e produtor pelos coordenadores de instituições privadas. Já no que tange aos achados de sua atuação efetiva, os coordenadores das instituições públicas possuem competências reais-efetivas relacionadas aos papéis de mentor e de facilitador, enquanto os de instituições privadas possuem competências vinculadas aos papéis de mentor, facilitador, diretor, inovador e produtor. Em relação ao processo de aquisição e desenvolvimento das competências gerenciais, percebeu-se que os coordenadores de instituições privadas se desenvolvem por meio de cursos de aperfeiçoamento, diálogo, estudos e realização de um número maior de atividades de formação/atualização, enquanto os coordenadores de instituições públicas se desenvolvem apenas pela prática do dia a dia da gestão, não havendo nenhum estímulo relacionado às ações de formação, capacitação e atualização. Por fim, diante desses achados, citam-se as limitações do estudo, apontam-se as suas contribuições e formulam-se as recomendações para a realização de pesquisas futuras.
Abstract: This study has as general objective to Analyze and compare the managerial competences (ideal-required and real-effective) of coordinators from public and private highereducation institutions in Belo Horizonte (MG), in their own perception, based on the Quinn et al. (2003) model. In the theoretical framework, the managerial role, the managerial work and the academic-managers role at the higher-education institutions were approached, as well as the professional competences, the managerial competences, the Quinn et al. (2003) model, the academic-managers managerial competences and the competences of the course coordinator of higher-education institutions. In order to answer the research problem, the methodological procedures are supported by a descriptive field research, through a survey, and also by quantitative and qualitative researches, characterizing a methodological triangulation that propiciates greater depth and range to the research. The data coming from the Quinn et al. (2003) quantitative questionnaire was processed from the univariate and bivariate statistic analysis, and the responses to the open-ended questions were submitted to content analysis. The results show the requirement to a balanced and satisfactory action in all the roles, in both parties, with emphasis on the higher predominance of the roles of mentor, facilitator and monitor on coordinators from public institutions and the higher predominance of the roles of mentor, facilitator, director, innovator and producer on coordinators from private institutions. In terms of the findings of their effective performance, the coordinators of public institutions have real-effective competences related to the roles of mentor and facilitator, while the ones from private institutions have competences tied to the roles of mentor, facilitator, director, innovator and producer. Regarding the process of acquisition and development of the managerial competences, it was noticed that the coordinators from private institutions develop themselves through courses, dialog, studies and the performance of a higher number of formation/refreshment activities, while the coordinators from public institutions develop themselves only through practicing the everyday management, not having any incentive relating the actions of formation, training and refreshing. Lastly, against all these findings, the study limitations are cited, its contributions are pointed and the recommendations for future researches are formulated.
Subject: Gerentes
Universidades e faculdades Administração
Universidades e faculdades Corpo docente
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA7J7W
Issue Date: 18-Dec-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
compet_ncias_gerenciais_de_professores_gestores_do_ensino__superior_vfinalpublicada__1_.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.