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dc.contributor.advisor1Jose Edson Larapt_BR
dc.contributor.referee1Carlos Alberto Goncalvespt_BR
dc.contributor.referee2Lin Chih Chengpt_BR
dc.contributor.referee3Sebastião Cesar Cardoso Brandãopt_BR
dc.creatorSilvia Satiko Onoyamapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T01:57:02Z-
dc.date.available2019-08-12T01:57:02Z-
dc.date.issued2006-03-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/CSPO-6W3ES3-
dc.description.abstractThe innovation of products is gaining attention in managerial and academic atmosphere. The high technological turbulence in the market imposes the development of new products and the constant improvement of the current ones, to assist the consumers' needs in a more efficient way. However, the exercise of the innovation is covered by environment complexity, that includes the consumers' volatile needs, the progress of the technology and the dynamism of the legislation, among other factors. These uncertainties lead to dependencies between and among different functional areas and require inputs and cooperation from different departments, such as Marketing, Production, Research and Development and Quality Control, to accomplish the congruency of innovation management. Under those conditions, this study intended to analyze the multifunctional integration during the development of products in the dairy industry. This study used the multiple cases methodology in four dairy industries located in Minas Gerais State. The data were collected by internal documents analysis and semi-structured interviews with professionals of Marketing, Research and Development, Production and Quality Control departments; and were analyzed by content technique. The obtained results show that, even with the development of already existent products in the market, there is integration among the functional areas. The research detected, that the integration level in Alpha, Beta and Gama companies is reasonable, but there is an agreement that the process can be improved. In Zeta company, the level is considered low, because the integration doesnt involve the Marketing department and the process of the development of new product still needs interventions to professionalize. However, the positive perception of the integration struggles with the limitation of the measurement of integrations efficiency. The companies don't measure the work of each department relating them with the success of the product. It was perceived during the interviews that the product performance measurements orientate the projects of new products, but the companies dont reflect the contribution of each department for the success or failure of the project. For the interviewed people, the integration causes the spread of the information, avoiding rework and releasing mistakes, but these assistances arent considered as indicator of the team performance.pt_BR
dc.description.resumoA inovação de produtos vem ganhando atenção no tanto ambiente gerencial quanto acadêmico. A elevada turbulência tecnológica presente no mercado impõe o constante aperfeiçoamento dos produtos atuais e o desenvolvimento de novos, para atender às necessidades dos consumidores de forma mais eficiente. Entretanto, o exercício da inovação reveste-se de ampla complexidade, que engloba as necessidades voláteis dos consumidores, o avanço da tecnologia e o dinamismo da legislação, dentre outros fatores. Essas incertezas causam dependência entre as áreas da organização, pois requerem inputs e cooperação entre os agentes dos diversos departamentos funcionais, como Marketing, Produção, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Controle de Qualidade, no intuito de alcançar a congruência dagestão da inovação. Sob essas condições, este estudo pretendeu analisar a integração interfuncional no desenvolvimento de produtos em empresas de laticínio de grande porte. Procedeu-se a um estudo de múltiplos casos em quatro indústrias de laticínios mineiras. Os dados foram coletados por análise de documentos internos e entrevistas semi-estruturadas com os profissionais dos departamentos de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento, Produção e Controle de Qualidade, sendo trabalhados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostram que, mesmo com o desenvolvimento de produtos já existentes no mercado, presencia-se a uma integração entre as áreas funcionais de forma distinta daquela preconizado por alguns autores. Detectou-se, pela percepção dosentrevistados, que o nível de integração nas empresas Alfa, Beta e Gama é razoável, mas há uma concordância de que o processo deve ser aprimorado. Na Zeta, o nível ainda é considerado baixo, pois não envolve o departamento de Marketing e o processo ainda necessita de intervenções para sua profissionalização. Entretanto, a percepção positiva da integração debate-se com a limitação da mensuração da eficiência do processo integrativo. As empresas não mensuram as ações de cada departamento relacionando-as com o desempenho do produto. No entendimento dos entrevistados, os indicadores do produto norteiam os projetos desenvolvidos, mas não há uma reflexão sobre a contribuição de cada departamento para o sucesso ou fracasso do projeto. Para eles, com a integração houve a disseminação dasinformações, evitando retrabalho e erros de lançamento, mas isso não é considerado como indicador de desempenho da equipe.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntegração multifuncionalpt_BR
dc.subjectGestão de desenvolvimento de novos produtospt_BR
dc.subjectIndústria de laticíniospt_BR
dc.subject.otherProdutos novospt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherMarketingpt_BR
dc.titleIntegração multifuncional no desenvolvimento de produtos: estudo de múltiplos casos em indústrias de laticínios mineiraspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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