Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/EABA-AH9ML7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Cristina Costa Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee1Helder Candido Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee2Laurito Miranda Alvespt_BR
dc.creatorWagner Quintao Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T17:25:46Z-
dc.date.available2019-08-14T17:25:46Z-
dc.date.issued2016-12-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/EABA-AH9ML7-
dc.description.resumoNesta pesquisa, buscou-se investigar as dificuldades e desafios que o aluno da disciplina Cálculo Diferencial e Integral I encontra em diversos cursos superiores na Universidade Federal de Minas Gerais. Foram levados em consideração, artigos que sugerem os motivos dos altos índices de reprovação e sugestões para a mudança de tal realidade. O objetivo do estudo foi fazer uma reflexão sobre os principais motivos pelos altos índices de reprovação na Universidade Federal de Minas Gerais, numa ótica do aluno, fazendo uma pesquisa qualitativa observando as informações fornecidas pelo próprio educando. Durante o segundo semestre de 2016 foram coletadas informações dos alunos sobre o ensino de Cálculo I, através de um questionário disponibilizado virtualmente e alguns preenchidos na própria universidade. A pesquisa tinha como objetivo trazer uma melhor compreensão sobre as dificuldades encontradas pelos alunos da Universidade Federal de Minas Gerais, sabendo que a quantidade de pesquisados não é um número expressivo, mas mesmo assim sendo uma importante ferramenta de estudo, onde podemos ter uma ideia da realidade da universidade. Esta pesquisa abre espaço para uma futura reflexão sobre o ensino-aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral I na Universidade Federal de Minas Gerais, identificando os problemas e trazendo possíveis soluções.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem de Cálculo Ipt_BR
dc.subjectEnsino de Cálculo Diferencial e Integral Ipt_BR
dc.subjectDificuldades dos alunos com Cálculo Ipt_BR
dc.subject.otherMatemáticapt_BR
dc.subject.otherÁlgebra linear Problemas, exercicios, etcpt_BR
dc.subject.otherCálculopt_BR
dc.titleDificuldades dos alunos no aprendizado de Cálculo Diferencial e Integral I: uma reflexãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Matemática Para Professores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_wagner.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.